Di Giorgio Estudante 18
Matricule-se e veja os vídeos!
Nosso curso de Qual violão comprar? tem 20 aulas e 1 alunos matriculados.

Novidades do curso

O violão Estudante 18 é o modelo mais vendido da Di Giorgio.
Suas especificações técnicas são:

Lateral e fundo: Pau ferro
Tampo: Oregon Pine
Escala: Alpaca
Braço: Cedro
Cor: Natural
Formato do corpo: Clássico
Largura da pestana: 51,5mm
Comprimento da escala: 640mm
Cordas: Nylon
Captação: Não
Afinador: Não
Preço: R$599,00

A maioria dos violões da Di Giorgio tem o braço achatado, é uma característica da marca. Esse formato de braço ajuda os alunos iniciantes na correção técnica da postura da mão esquerda, evitando que o polegar fique alto ou que a palma da mão encoste no braço do violão.

A ação(1) do modelo que experimentei é média, sendo possível tirar um bom som do violão sem precisar fazer tanta força nos dedos da mão esquerda.

A projeção do som é média, na comparação com instrumentos na mesma faixa de preço a sonoridade é boa.

A tensão(3) nas cordas é baixa, isso pode ajudar um aluno iniciante a fazer seus primeiros acordes sem maiores dificuldades, pois as cordas ficam mais "moles". Já para um instrumentista em busca de performance, a falta de tensão nas cordas pode atrapalhar a execução de um repertório mais avançado. Essa análise leva em consideração a utilização de cordas com tensão média.

A afinação do exemplar que eu testei é boa. Sem problemas quanto a isso.

Esse violão não vem com captação embutida, é totalmente acústico. O corpo é no formato clássico, sem o corte na parte inferior (que chamamos de cutway).

O acabamento é bom, sem nenhuma parte descolando ou com sinais de desgaste precoce.

Para um aluno que esteja procurando seu primeiro violões o Di Giorgio Estudante 18 é um forte candidato. Podendo ser útil por todo o processo de aprendizado.

Se você tem um Di Giorgio Estudante 18, por favor compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Abraço a todos
Allan Sales

Legenda:
(1) - Ação é o nome dado para a distância entre as cordas e o braço do violão. Quanto maior a distancia entre as cordas e o braço, maior a ação, e maior a dificuldade para tocar.

(2) - Dizemos que uma corda está trastejando quando ela encosta no traste e faz um barulho metálico e tremido, prejudicando a sonoridade. Violões com ação muito baixa são mais fáceis de tocar mas tem maior possibilidade de trastejamento.

(3) - Tensão é a força que estica as cordas. Quanto maior a tensão, maior a força que estica a corda e maior a firmeza. Um tensão muito alta deixa o violão mais "duro", porém dá mais precisão para o instrumentista.

[propaganda titulo="Como comprar o violão ideal" imagem="http://www.allansales.com.br/wp-content/uploads/2011/03/como-comprar-o-violao-ideal-capa-pequena.jpg" preco="9,90" link="http://loja.allansales.com.br/produto/25"]