Benson BVC - C090
Matricule-se e veja os vídeos!
Nosso curso de Qual violão comprar? tem 20 aulas e 1 alunos matriculados.

Novidades do curso


                                                                                     Escrito por Weslley Fernandes:

Apresento abaixo o violão Benson BVC – C090 - N ou Benson BVC – C090 - B.

Suas especificações são:

Lateral e fundo: Basswood
Tampo: Spruce
Braço: Natowood
Escala: Rosewood com marcação lateral
Trastes: 19
Cores: Natural(N) e Preto(B)
Tarrachas: Douradas com madre-pérola
Largura da pestana: 52 mm
Cordas: Nylon

Se trata sem dúvidas de um dos violões mais acessíveis que você poderá encontrar no mercado nacional. De fabricação chinesa, é trazido e distribuído para o Brasil pela ProShows.

Situado numa faixa de preço das mais baratas, é um instrumento bastante simples, indicado para quem quer começar a estudar sem gastar muito. Vale dizer que está muito longe de ser um violão de alto nível. Repito, se trata de um instrumento para quem pretende gastar pouco.

O violão tem o padrão do violão clássico, ou seja, um instrumento que não possui aquele corte lateral (cutway) para acesso as notas do fim do braço.

O modelo está disponível em duas cores diferentes, a diferença é somente de pintura, não alterando nada no restante. Há o de cor preta(B) e o natural(N). O exemplar que testei era o de cor natural no qual a lateral e o fundo são de coloração avermelhada. As cores são bonitas e o acabamento é razoável para o nível que o violão se propõe. Notei pequenas falhas de pintura, mas, nada de muito comprometedor, são detalhes que podem muito bem estar restritos apenas ao exemplar que testei.

O braço possui filetes com marcação nas laterais (as bolinhas) para saber em que casa estamos tocando. Achei um pouco “duro” de tocar, a ação(1) das cordas era alta e a tensão(2) era leve, o que compromete a sonoridade. Temos de levar em consideração que os instrumentos que encontramos nas lojas normalmente estão com as cordas que vem de fábrica e sem qualquer tipo de regulagem, o que se faz necessário para qualquer instrumento.

O violão testado não apresentou trastejamento(3). A respeito disso vale ressaltar que esse instrumento possui tensor, cuja função é alterar a posição do braço mais para frente ou para trás, alterando assim a tensão das cordas e influenciando bastante em relação ao conforto na hora de tocar.

O braço não é muito grosso, o que também é positivo no quesito conforto, pois quando um instrumento tem um braço grosso nossas mãos sofrem e cansam fazendo um esforço desnecessário.

Naturalmente, não é um violão de grande projeção sonora, muito embora tenha aguentado firme e sem trastejados quando o toquei com maior intensidade.

Portanto, se você está a procura de um instrumento de preço realmente acessível para começar seus estudos, o violão Benson BVC – C 090- N é provavelmente uma das principais alternativas.

Legenda:

(1) - Ação é o nome dado para a distância entre as cordas e o braço do violão. Quanto maior a distancia entre as cordas e o braço, maior a ação, e maior a dificuldade para tocar.

(2) - Tensão é a força que estica as cordas. Quanto maior a tensão, maior a força que estica a corda e maior a firmeza. Um tensão muito alta deixa o violão mais "duro", porém dá mais precisão para o instrumentista.

(3) - Dizemos que uma corda está trastejando quando ela encosta no traste e faz um barulho metálico e tremido, prejudicando a sonoridade. Violões com ação muito baixa são mais fáceis de tocar mas tem maior possibilidade de trastejamento.