Waldman Popstar PP-1
Matricule-se e veja os vídeos!
Nosso curso de Qual violão comprar? tem 20 aulas e 1 alunos matriculados.

Novidades do curso


                                                                                     Escrito por Weslley Fernandes:

Waldman Popstar PP-1

Suas especificações são:

Laterais e fundo: Selected Vintage Plywood (Compensado antigo selecionado)
Tampo: Selected Vintage Plywood
Braço: Birch (Bétula)
Escala: Selected Vintage Plywood
Tarraxas: Cromadas com plástico
Trastes: 20
Cordas: Náilon

O violão Waldman é um dos instrumentos mais básicos e baratos do mercado brasileiro. É fabricado na República Popular da China (Made in P.R.C.). A marca é uma criação de empresários brasileiros que anteriormente eram representantes de outras marcas. Um ponto que é necessário ressaltar logo de início sobre o modelo é seu tamanho. Se trata de um violão no tamanho 38, ou seja, um violão um pouco menor que o padrão "normal". O que pode ser para muitos um grande atrativo, pois para pessoas com menor porte e mãos pequenas isso pode ser um fator facilitador.

É um instrumento de acabamento bastante básico, mas não comprometedor. Simplesmente um pouco mal feito mesmo, com pontos de pintura muito mal acabados. Outro ponto negativo para a análise é a ausência de maiores informações no site da marca.

Quanto ao violão, é possível dizer que, como seria de se esperar, não tem muita qualidade. É um instrumento que pode ter algum valor para o iniciante, mas, que em pouco tempo deixará evidente suas grandes limitações em termos de som, que é a matéria prima da música. O exemplar testado apresentou forte trastejamento(1) na sexta corda tocada solta, o que de saída já é bastante indesejável, pois demonstra no mínimo uma severa desregulagem. O violão é feito de compensado, e instrumentos desse nível de preço apresentam qualidade compatível com seu valor. Quem tiver condições deve comprar algo um pouco melhor, pois as possibilidades desses instrumentos, são, repito, muito pobres.

O violão, apesar de tudo, apresenta certo conforto no momento de tocar, pois estava com cordas de tensão(2) leve e com baixa ação(3). O seu tamanho - que pode ser apontado como diferencial - ajuda nesse sentido, pois seu braço um pouco mais compacto torna mais leve a pegada da mão esquerda.

Seus trastes são em alpaca, material com aspecto amarelado, envelhecido. Não é recomendado para pessoas de mãos grandes, mas sim o contrário, para pessoas com mãos pequenas que têm dificuldades com violões maiores ou ainda para crianças com dificuldades parecidas.

O violão vem com tarraxas bastante simples, que causam certa dificuldade em manter o instrumento sempre bem afinado. Ele possui um pino que permite usar correia para tocar de pé se necessário.

O modelo é encontrado em diversas cores, seis ao todo, e são elas: Natural (NT); Preto (BK); Rosa (PK), Sunburst (SB); Red Sunburst (RSB); Blue Sunburst (BSB). Sunburst é um efeito de mistura de cores também chamado de dégradé (do francês) ou degradê.

Em resumo, o violão Waldman se apresenta como opção das mais baratas do mercado, sendo um instrumento realmente simples e com preço compatível com seu nível de qualidade. Vale para quem quer iniciar, tem mãos pequenas ou quer gastar pouco em um provável primeiro violão para começar.

Legenda:

(1) - Dizemos que uma corda está trastejando quando ela encosta no traste e faz um barulho metálico e tremido, prejudicando a sonoridade. Violões com ação muito baixa são mais fáceis de tocar mas tem maior possibilidade de trastejamento.

(2) - Tensão é a força que estica as cordas. Quanto maior a tensão, maior a força que estica a corda e maior a firmeza. Um tensão muito alta deixa o violão mais "duro", porém dá mais precisão para o instrumentista.

(3) - Ação é o nome dado para a distância entre as cordas e o braço do violão. Quanto maior a distancia entre as cordas e o braço, maior a ação, e maior a dificuldade para tocar.