Dividir para conquistar - Dicas de violão

Via Musical Via Musical

Dividir para conquistar

Para conseguir tocar violão precisamos adquirir algumas habilidades. A mão direita precisa fazer o ritmo enquanto a mão esquerda faz os acordes, como se não bastasse ainda precisamos cantar, tudo isso coordenado com o movimento da vista, que hora vai para o braço do violão para conferir o acorde e hora vai para a cifra para saber qual é o próximo acorde. Se a música estiver decorada tiramos a preocupação com a cifra, mas incluímos o esforço mental de lembrar o próximo acorde, que também pode interferir nas outras funções.

É um esforço equivalente ao exigido quando vamos aprender a dirigir. Temos que acelerar ao mesmo tempo em que soltamos a embreagem, mover o volante e mudar as marchas. Realmente bem complexo.

O que o aluno precisa entender é que é possível trabalhar cada uma dessas habilidades separadamente. Quando uma delas está firme não precisamos mais nos preocupar tanto e sobra “espaço” para darmos atenção às outras.O ritmo é o mais importante, ele deve ser firme, e não pode parar em hipótese alguma.

É muito comum o aluno parar o ritmo para poder trocar o acordes, isso acontece com todos os iniciantes. É um reflexo que temos. Só começamos uma tarefa quando a outra está concluída, ou seja, só liberamos o movimento da mão direita quando a esquerda completar todo o acorde. Nesse meio tempo o ritmo para e a música trava.

Para coordenar as duas coisas o primeiro passo é treinar apenas o ritmo, e por muito tempo. Não é apenas entender os movimentos da mão, fazer umas 10 vezes e tentar tocar a música, o ideal é passar alguns dias tocando só o ritmo, sem fazer acorde nenhum. Com esse treino a mão direita vai começar a fazer o movimento de forma natural e automática, facilitando os próximos passos.

Em nosso curso uma das formas de fazer esse treino é tocar junto com minha aula, acompanhando minha mão direita, mas sem fazer acorde nenhum, só fazer o ritmo junto comigo durante a música toda. Já vai ser uma grande vitória.
Depois desse treino separado para a mão direita podemos fazer um para a mão esquerda, colocando os dedos na posição de um acorde que será utilizado na música e depois mudando para outro, isso sem tocar nada com a mão direita. Esse treino é excelente.

Depois de praticar bastante separadamente o aluno já pode tentar tocar o ritmo e fazer a troca de acordes, é importante que a mão direita continue tocando mesmo quando a esquerda ainda não tiver terminado a troca. Temos exercícios no nosso nível zero que vão ajudar nisso, esse é o link: http://www.allansales.com.br/como-trocar-de-acordes-rapidamente/

A outra grande dificuldade é coordenar a voz com o ritmo, para isso é melhor treinar sem fazer acordes, até ter muita segurança. Tocar só o ritmo e cantar a música inteira ajuda muito. Tocar e cantar junto com as aulas do curso também é ótimo. O que não é bom é chegar tentando fazer tudo (ritmo, acordes e voz), isso vai gerar uma tensão grande e uma possível frustração.

É preciso que o aluno aprenda a identificar suas dificuldades e separá-las, para que seja possível criar um treino específico para corrigi-las.Temos exercícios que auxiliam na coordenação entre voz e ritmo, o primeiro deles está nesse link: http://www.allansales.com.br/ritmo-valsa/

Separar para conquistar é a frase dessa postagem, e posso garantir que funciona muito bem. Para você que assina nosso curso online, pense em novas formas de utilizar nossos vídeos. Se você tem dificuldade com afinação, apenas cante junto comigo. Se você está com dificuldade em cantar e tocar simultaneamente, toque o ritmo junto comigo e cante, sem fazer acorde nenhum, até o ritmo se encaixar perfeitamente com a voz.

A ansiedade atrapalha nessas horas, e alguns alunos acabam tentando fazer tudo ao mesmo tempo logo após uma pequena olhada no vídeo da aula, ou então fazem o exercício poucas vezes e já partem para a música. É preciso ter calma, se acostumar com o ritmo, aprender a melodia da música e estar firme com os acordes. Dessa forma o aprendizado fluirá melhor.

Mesmo que os treinos preliminares demorem muito, a firmeza adquirida no ritmo e nos acordes vai garantir uma evolução bem mais rápida nas aulas posteriores.

Bons treinos!
Allan Sales


SA
SA

Ramos

Essa aulas explicando ritmos, acordes e cantos, essa divisão é de uma soma.importantisima, eu me habituei a treinar por 100 vezes cada acorde antes de ir pra música por que ae já estará bem mais decorado e fácil de fazer essa troca sem perder o ritmo, muito bom mesmo, valeu prof , allan e abraços a Tds.

23/08/2016 às 11:24:18
SA

Allan Sales

Olá Ramos, Muito bem! Esse ritmo de treino é excelente! Não tem segredo para o aprendizado, é só repetir até conseguir. Obrigado pelos comentários. Abraço Allan Sales

24/08/2016 às 08:08:06
SA

Raimundo

Muito boa orientação. Obrigado Allan!!!

20/04/2014 às 12:46:25
SA

Allan Sales

Muito obrigado! Abraço Allan Sales

22/04/2014 às 18:10:41
SA

Carmelita

PARABÉNS ALLAN, POR ESSA POSTAGEM, É ISSO MESMO. PACIÊNCIA é palavra chave para a perfeição.Falo por experiência própria. Qdo comecei a gravar minha 1ª música, vi que não estava mt bem nas trocas dos acordes e então resolvi voltar as aulas anteriores, refazer tudo com muita calma, principalmente a aula de trocas de acordes e melhorei consideravelmente e consegui tocar, com as minhas limitações, é claro! Foi um sonho...

22/04/2014 às 14:50:00
SA

Allan Sales

Oi Carmelita, Obrigado pelo comentário, e parabéns pelos aprendizados! Fico sempre muito feliz quando vejo alunos relatando seus casos de aprendizado. Sempre que precisar de mim é só escrever. Estou à disposição. Abraço Allan Sales

22/04/2014 às 18:40:51
SA

leonel a. nadalon

Muito bom seu recado professor,gostei da comparaçao tocar musica e dirigir eu já vinha comentando com os amigos que tinha muita semelhança. Abraço.

21/04/2014 às 19:18:14
SA

Allan Sales

Oi Leonel, Obrigado pelo comentário. Realmente é complicado coordenar várias coisas ao mesmo tempo, separar os treinos é uma boa saída. Grande abraço Allan Sales

22/04/2014 às 18:24:45
SA

Antonio Medeiros

Achei uma excelente ideia, pois a interação entre os colegas ajuda e muito no aprendizado.

21/04/2014 às 11:45:19
SA

Allan Sales

Obrigado Antonio! Abraço Allan Sales

22/04/2014 às 18:21:07
SA

Inocêncio Matos

Amigo tenho 62 anos e deu-me para aprender a tocar violão - tudo vai pelo que vale. Tenho assistido com alguma frequência às aulas no youtube, e confesso que gosto dos processos de ensinamento. Depois de visitar e subscrever outros sites optei por por um para que não entre no caminho da confusão. Pelo que achei melhor. Doutor é aquele que ensina, por tudo isto um grande bem haja e uma Santa Páscoa.

18/04/2014 às 18:26:54
SA

Allan Sales

Olá Inocêncio. Muito obrigado pelas palavras! Espero que goste bastante de nossas aulas de violão. Sempre que encontrar alguma dificuldade me escrever. Abraço Allan Sales

22/04/2014 às 17:55:23
SA

Edim

Muito boa estas dicas,Prof. Allan, me lembrou muito o livro de Geoff Colvin DESAFIANDO O TALENTO que eu li e adorei, pois aprendi a tocar violão graças ao seu curso e a este livro. Praticar, praticar e prestar atenção onde foi que errou. Mas tem que treinar até a exaustão!!! hoje toco algumas músicas e sou muito feliz... feliz mesmo por tocar violão que é algo tão nobre.

19/04/2014 às 09:16:29
SA

Allan Sales

Muito obrigado pelo depoimento! Com certeza vai ajudar outros alunos. Estar atento ao que acontece é muito importante. Entender onde está errando, o que está atrapalhando, são pontos fundamentais para uma boa evolução. Muito obrigado pela dica de leitura. Abraço Allan Sales

22/04/2014 às 17:57:28
Ir para a próxima aula

Acordes

Conteúdos relacionados

Ver mais