Via Musical Via Musical

Quanto tempo demora para aprender violão?

Tonalidade:
Fonte:

Muitos alunos me perguntam: Quanto tempo demora para aprender violão?

Eles esperam por uma resposta objetiva, com um prazo determinado e certo. Mas não é assim que acontece.

Para abordar esse assunto vou me basear na leitura de "Nurtured by Love" de Shinichi Suzuki.

Suzuki compara o aprendizado musical ao aprendizado do idioma.

Vejamos como se dá o aprendizado de nosso idioma materno (para a maioria de nós a língua portuguesa).

Quando estamos na barriga de nossa mãe começamos a ouvir sons externos, incluindo palavras de nossa futura linguagem, começamos a aprender aí.

Quando nascemos somos rodeados por esses sons e, depois de muita repetição, começamos a entender alguns deles.

Com alguns meses de vida conseguimos reproduzir algumas dessas palavras, pois já ouvimos tanto que podemos repeti-las, mas ainda não sabemos falar, estamos no processo de aprendizagem.

Com 3 anos falamos muitas palavras, entendemos muitas outras apenas pelo contexto e pela entonação, sabemos diferenciar uma pergunta de uma afirmação, e muitas outras coisas que parecem ser muito complexas para quem nunca se expressou.

Aos 6 anos uma criança domina o idioma materno, podendo expressar suas idéias de forma fluente, mesmo que esse idioma seja aparentemente complicado e cheio de nuances.

O desenvolvimento continua, a cada dia a pessoa aprende mais palavras, aprende a falar em público, aprende a ler e a escrever.

Com a música deve acontecer a mesma coisa.

A educação musical da criança começa ao nascer, no ambiente musical de sua casa.

Algumas crianças crescem vendo o pai ou a mãe tocarem e cantarem, outras escutam música tocando no som, outras tem oportunidade de ter instrumentos musicais enquanto outras não tem nenhum ambiente musical em casa.

Quando um adulto tenta aprender a tocar um instrumento esse não é o começo de sua educação musical, é apenas um aprofundamento dos conhecimentos já adquiridos anteriormente, por isso temos diferenças na tal "facilidade" para aprender.

Não se trata de facilidade, mas sim que alguns já se educaram musicalmente de outras formas, e nem perceberam isso.

Aqueles que se dizem "sem jeito" para música estão enganados, apenas precisam de um período maior de aprendizado para adquirir a musicalidade à qual não tiveram acesso anteriormente.

Por isso não temos prazos certos e nem previsões de quando iremos aprender.

O que é importante realmente é incluir a música em sua vida de forma permanente, para que sua habilidade se desenvolva de maneira constante e sólida.

Para finalizar eu deixo aqui minha resposta para a pergunta inicial do artigo:

Quanto tempo demora para aprender violão?
A vida inteira.

Abraços
Allan Sales


SA
SA

Marciana Cristina Santos Menezes

Quero aprender violão

01/05/2019 às 06:16:10
SA

Allan Sales

Olá Marciana,
Obrigado por escrever.
Se você se dedicar bastante, nas primeiras semanas estará tocando suas primeiras músicas.
Em alguns meses saberá alguns ritmos diferentes.
Em um ano terá um repertório interessante para tocar entre amigos.
Dependendo de sua dedicação o avanço pode ser bem maior nesse período.
Abraço
Allan Sales - Via Musical

02/05/2019 às 09:17:06
SA

Patrick

Parabéns por mais uma excelente aula Professor.

05/12/2018 às 05:51:07
SA

Allan Sales

Muito obrigado Patrick. Abraço. Allan Sales - Via Musical

05/12/2018 às 10:20:53
SA

Van rdgs.

Po valeu aí. tava quase desistindo de aprender a tocar. Essa palavras me incentivaram bastante a insistir na minha aprendizagem. Ainda Sonho com o dia que vou dominar esse instrumento . Vlw mesmo.

06/10/2017 às 10:26:42
SA

Allan Sales

Olá. Muito obrigado pelo comentário. Fico feliz em saber que nosso texto te ajudou de alguma forma. Grande abraço. Allan Sales - Via Musical

07/10/2017 às 12:04:19
SA

RAFAEL MENDES

Excelente aula professor.......exatamente o que eu penso sobre o processo de aprendizado de musica, tanto na teoria como na pratica com o violão e possivelmente cavaquinho......em pouco mais de um ano estudando, menos de 10% do curso de VIOLÃO POPULAR concluído eu tô impressionado com minha evolução o que me motiva seguir em frente. Gostaria de ter iniciado este caminho antes, mais jovem, mas como dizem por ai: nunca é tarde para começar.......abs e parabéns pelo projeto.

22/08/2017 às 10:03:22
SA

Allan Sales

Oi Rafael. Muito obrigado pela mensagem! Realmente você está indo muito bem no curso, parabéns por todos os aprendizados. Abraço. Allan Sales - Via Musical

22/08/2017 às 11:05:40
SA

Ramos

Bom abraços ao prof Allan e todos os alunos , eu estou feliz pq estou no caminho certo eu acredito que a cada dia eu vou me desenvolvendo melhor e percebendo essa melhorias, só que eu por ter uma certa dificuldade em assimilar rápido as cifras os ritmos então eu estudo mais , e esse mais é em torno de 2 a 3 horas e faço os exercícios das cifras várias vezes, eu chego a treinar sem tocar o violão 100 vezes cada , e é esse o meu jeito de treinar , ok , abraços e eu deixo um bom aprendizado a todos..

22/08/2016 às 08:47:33
SA

Allan Sales

Muito bom Ramos. A repetição é fundamental. Seu depoimento é muito rico, obrigado! Abraço Allan Sales

22/08/2016 às 13:21:20
SA

Edilany

Olá Allan

15/03/2016 às 11:28:26
SA

Allan Sales

Olá Edilany!

15/03/2016 às 17:44:04
SA

ludimar santos

ola allan. li quase todas as perguntas e gostei muito das suas respostas. aprendi tocar violao sozinho.tenho facilidade para tirar musicas e alguns solos sei praticamente todas as notas mais n tenho dificuldades na batida de alguns ritimos e n tenho tecnicas sei tocar um pouco de contra baixo tbm. to pensando em fazer aula,vc axa q oq eu sei pode atrapalhar pra mim desenvolver tcnica e ritimo por estar acostumado a tocar como aprendi?

19/07/2015 às 22:44:13
SA

Allan Sales

Olá Ludimar, Obrigado por escrever. Seus conhecimentos prévios não irão te atrapalhar, muito pelo contrário. Tudo que você aprendeu irá facilitar o seu caminho para novos aprendizados. Abraço Allan Sales

20/07/2015 às 13:30:54
SA

Danilo

Olá professor! Parabéns pelo site! Estava fazendo aulas de violão mas precisei parar com o nascimento da minha filha! Já tenho felicidade em palhetar em montar os acordes! Mas peco com a mão direita no ritmo! O que você poderia me ajudar?

20/09/2015 às 01:26:58
SA

Allan Sales

Olá Danilo. Parabéns pelo nascimento de sua filha! Sobre a dificuldade em manter o ritmo com a mão direita, aconselho que não tente cantar enquanto o ritmo não estiver bem firme. Temos vários exercícios de interiorização no início de cada nível, é muito importante que você faça todos. Abraço Allan Sales

21/09/2015 às 09:26:57
SA

Felix Ezequiel

Ola allan sales estava navegando na internet buscando algumas duvidas sobre faculdade de musica e parei em seu site e gostaria de saber se tems a resposta para minha duvida, gostaria de saber se posso entrar em uma facu sem saber tocar nenhum instrumento e tendo pouco conhecimento teorico buscando aprender tudo na faculdade visando ganhar a vida dando aulas de musica isso é possivel? Agradeço desde já

21/01/2015 às 07:40:49
SA

Allan Sales

Olá Felix, Obrigado por escrever. Essa é uma discussão intensa dentro dos cursos de música. Algumas universidades priorizam o lado didático, formando professores de música, e dispensam a prova de "aptidão" inicial. Essa postura é polêmica, mas o argumento é de que não há ensino de música obrigatório no ensino público fundamental e que esse conhecimento não poderia ser cobrado nos vestibulares. Eu já vi muitos colegas que entraram na faculdade sem conhecimento prévio e que hoje dão aulas e são profissionais competentes. Se for esse o caminho que você decidir, siga em frente com firmeza. Abraço Allan Sales

21/01/2015 às 10:00:03
SA

jandeson souza

boa noit allan sales to com o violão a 2 messes e não to conseguindo aprender a tocar , dizem q so aprende quem gosta , eu gosto mais acho q não vou consegui .

02/10/2014 às 22:46:51
SA

Allan Sales

Oi Jandeson, Obrigado por escrever. Não fique contando o tempo, apenas curta o aprendizado. É preciso gostar do tempo que se passa praticando, sem sentir uma pressão pelo aprendizado. Abraço Allan Sales

03/10/2014 às 15:13:41
Ir para a próxima aula

Acordes

Conteúdos relacionados

Ver mais