Via Musical Via Musical

Minha evolução travou, e agora?

        
    

É muito comum ouvir a frase "minha evolução travou" de alunos que conseguiram bons avanços no início do aprendizado do violão.

Quando começamos algo novo estamos prontos para o desafio, a mente vem aberta para novos aprendizados, fazemos um esforço grande para absorver os novos conhecimentos, seguimos as orientações com precisão e conseguimos avançar. É bom lembrar que esse avanço inicial é algo extraordinário, são passos largos. Para alguém que nunca tocou um violão, tocar a primeira música é totalmente mágico. A sensação é incrível.

Como o passar do tempo os passos vão diminuindo de tamanho, aprendemos novos ritmos, novos acordes, mas a sensação de evolução vai diminuindo. Tudo vai se tornando mais normal, mesmo que o aluno ainda esteja encantado com os novos aprendizados, ele já vai adquirindo uma bagagem de conhecimentos.

Em determinado momento começamos a haver um conflito entre o que já sabemos e o que ainda precisamos aprender. Os principais causadores desse conflito são a falta de tempo e de organização dos treinos.

Numa situação normal do dia-a-dia um estudante chega em casa (já cansado do trabalho) e pega o violão para sua hora diária de treino. Agora vem a decisão sobre o que tocar, e geralmente a escolha é por algo que ele já saiba fazer com facilidade.

É muito simples explicar essa escolha. Tocar algo já dominado é mais confortável, mais agradável e requer menos esforço. Afinal de contas, já trabalhamos o dia todo e agora vamos pegar o violão para relaxar. Aprender algo novo seria cansativo, precisaríamos nos concentrar, tentar, errar, até conseguir assimilar. Acabamos deixando pra fazer isso depois, num dia (hipotético) em que teríamos tempo suficiente para fazer tudo que gostaríamos.

Nesse contexto conseguimos explicar por que a evolução no aprendizado se trava em determinado ponto, onde a absorção de novos conhecimentos se torna mais cansativa do que praticar o que já sabemos.

Uma boa organização dos treinos pode resolver esse problema. A frase para ficar gravada é:

Utilize sua primeira energia em algo novo.

Assim que pegar o violão, não toque sua música favorita, deixe ela pra depois, comece tentando dar um passo a mais no curso. Se você treina 1 hora por dia, fique pelo menos 20 minutos tentando aprender algo novo, e faça isso todo dia.

Deixe pra fazer o que está confortável no final do treino, pois você pode fazer isso tranquilamente, mesmo cansado. Para aprender algo novo precisamos de mais energia e concentração, então faça logo.

Dessa maneira você conseguirá manter uma evolução constante, mantendo-se firme também nos aprendizados anteriores. É sempre bom lembrar que quanto mais evoluímos, mais temos que praticar.

Allan Sales

SA
SA

Ramos

É isso mesmo haja visto que estou no caminho correto, pq quando travei foi por problemas particulares ,e dei um sacode na situação graças a Deus estou buscando aprender o que o curso vem me recomendando a risca, , agradeço sempre a tds e ao prof Allan..

23/08/2016 às 12:53:40
SA

Allan Sales

Muito bem Ramos! Todos temos nossos contratempos, o importante é sempre estar disposto a voltar aos estudos. Abraço Allan Sales

24/08/2016 às 08:11:37
SA

Cátia Oliveira

Oi Allan! Estava aprendendo violão e já tinha aprendido a tocar a música Vambora e a trocar alguns acordes, só que fiquei um tempo parada e não consigo mais tocar.Será que ainda é possível eu aprender a tocar.

23/01/2015 às 23:02:33
SA

Allan Sales

Olá Cátia, Sim, sempre é possível voltar a aprender. Os conhecimentos que você adquiriu anteriormente não foram perdidos. Tente fazer o nosso curso desde o início, sem pular nenhuma aula. Isso irá ajudar muito. Abraço Allan Sales

24/01/2015 às 09:14:49
SA

Odecy

Boa noite professor... Gosto muito do curso e embora esteja indo bem devagar, pois prefiro assim... ser metódico e persistente repetindo as varias lições até me sentir seguro... também sou tímido e so vou lhe mandar um video quando tiver evoluído mais... O curso agora faz parte de minha rotina de estudo e inclusive acesso no meu horário de descanso no serviço.. VLW!!!!

10/01/2015 às 19:30:19
SA

Allan Sales

Olá, Obrigado por compartilhar sua experiencia conosco. Espero que nosso curso possa te ajudar bastante. Fique à vontade para escrever sempre que tiver alguma dúvida. Abraço Allan Sales

12/01/2015 às 18:55:21
SA

Cleiton de Jesus

Bom dia! Valeu pelo texto Allan,ajudou muito me diz uma coisa pegando carona nesse texto,acho que tem a ver,tem algum programa onde eu possa organizar minhas cifras no IPAD?acredito que fica mais pratico que as pastas de "cifras"agradeço desde já.

01/09/2014 às 09:08:34
SA

Allan Sales

Olá Cleiton, Obrigado por escrever. Não conheço um aplicativo que faça o que você citou. Quando eu souber de algo eu aviso. Abraço Allan Sales

01/09/2014 às 15:31:47
SA

Valdeia Maria

É isso que acontece comigo, acabo de trinar uma música e passo para outra vem a dificuldade, travei. 1º que tenho dificuldade em gravar a letra, 2º não tenho ritmo, então dificulta o treino porque vem a falta de estímulo. Agora depois desse texto, talvez venha ter mais continuidade do treino. Obrigada!

02/09/2014 às 13:50:32
SA

Allan Sales

Olá Valdeia, Obrigado por escrever. É importante que você faça as aulas inicias com bastante calma, para poder estar mais preparada quando for tocar as músicas. Tente sempre seguir a ordem proposta pelo curso. No caso de dificuldades me escreva. Abraço Allan Sales

02/09/2014 às 16:49:41
SA

Jorge Luiz

Allan bom dia, este curso é maravilhoso, se eu não estou 100 por cento a culpa é exclusivamente minha, pois eu começo para e não dou uma continuidade. Já estou renovado a minha matricula anual. Tenho certeza quando eu começar a me dedicar mais eu serei um profissional no violão e no cavaquinho.

07/09/2014 às 11:04:10
SA

Allan Sales

Olá Jorge, Obrigado por escrever. Realmente é necessário praticar para poder evoluir. Espero que você consiga separar um tempo diário para os treinos. Sempre que tiver alguma dúvida é só me escrever. Abraço Allan Sales

08/09/2014 às 19:32:15
SA

Giusele

Obrigada pela dica, estou travada mesmo.

29/08/2014 às 19:17:39
SA

Allan Sales

Olá Giusele, Obrigado por escrever. Que bom que esse texto te ajudou. Sempre que precisar de minha ajuda é só escrever. Abraço Allan Sales

30/08/2014 às 13:24:04
SA

Maria Rita da silva cruz

caro Allan Sales a dias renovei a minha assinatura mensal e não estou tendo aceso as aulas tive a confirmação do pagamento e mesmo assim não tive como dar continuidade as aulas.desde o dia 8/9/2014 que renovei a assinatura e até hoje 14/09 estou sem este recurso peço por favor que me dê um retorno . atenciosamente Maria Rita da Silva Cruz

14/09/2014 às 17:09:35
SA

Allan Sales

Olá Maria Rita, Obrigado pela renovação. Havia um pequeno erro de digitação em seu e-mail no cadastro de renovação. Já foi corrigido, sua conta já está ativa novamente. Caso tenha alguma dificuldade para acessar por favor me avise. Estou sempre à disposição. Abraço Allan Sales

15/09/2014 às 14:44:41
SA

Maurilio

O meu problema será com as batidas a partir de bossa nova, pois envolvem uso dos 4 dedos da mão direita, no meu caso esquerda, que não tenho. Ai acho que vou ficar parado ou buscas outras formas de batidas.

28/08/2014 às 09:36:14
SA

Allan Sales

Olá, O problema é na mão que faz os acordes ou o ritmo? Se for na mão do ritmo está tudo bem, você poderá substituir a puxada simultânea dos três dedos por uma única puxada com o indicador nas três cordas. Abraço Allan Sales

28/08/2014 às 16:12:33
SA

Joaquim

Oi Allan! vou seguir os teus conselhos, serviu pra mim dar uma acordada, vinha passando dias sem pegar no violão, a partir de agora vou reservar um horário(uma hora)pra treinar.Obrigado e um forte abraço.

27/08/2014 às 19:44:44
SA

Allan Sales

Legal Joaquim, É bom saber que esse texto te ajudou. Espero que consiga ter boas evoluções! Abraço Allan Sales

28/08/2014 às 16:09:22
Ir para a próxima aula

Acordes

Conteúdos relacionados

Ver mais