Via Musical Via Musical

O ambiente ideal para os treinos

        
    

Hoje vamos falar de um problema que passa despercebido pela maioria dos alunos, o ambiente onde se pratica violão.

Alguns detalhes do ambiente podem fazer toda a diferença na qualidade do seu treino e, consequentemente, no seu aprendizado.

Muitas vezes separamos o tempo para treinar, mas na hora que começamos a tocar nos sentimos cansados muito rapidamente, sem ao menos completar o tempo que programamos para praticar. Existem muitas causas para esse cansaço antecipado, são elas:

1 - Iluminação insuficiente:

Quando tentamos ler a cifra ou a partitura em um ambiente pouco iluminado podemos sentir dores de cabeça e até sonolência, e a prática fica comprometida.

2 - Assento inapropriado:

Treinar sentado na cama ou no sofá não é bom. As costas começam a doer por falta de apoio e você vai querer logo largar o violão.

O ideal é uma cadeira sem braços, com uma altura onde seus pés possam encostar no chão.

Alguns treinam na frente do computador, nesse caso deve-se tomar cuidado para não tocar em cadeiras com braço, pois você vai ter que se entortar inteiro para tocar e pode adquirir alguns vícios de postura por causa disso.

3 - Espaço insuficiente

Uma pessoa tocando violão ocupa um bom espaço. O braço do violão vai longe. É importante que você esteja em um local onde possa se movimentar livremente, sem precisar "ajeitar" o violão para que ele caiba no ambiente, isso causaria os mesmos problemas de postura citados no item acima.

4 - Apoio para as cifras ou partitura

Papeis em cima da mesa, no chão, na cama, nada disso é ideal. Se envergar inteiro para ler o que está escrito no papel vai fazer você abandonar seu treino muito antes da momento planejado, e também vai atrapalhar sua execução.

A melhor coisa a fazer é comprar um suporte para partituras, que tem preços à partir de R$25,00. Isso vai gerar uma melhorar significativa na qualidade do seu treino.

Para os que fazem aulas lendo diretamente do computador eu aconselho que imprimam as cifras, pois parar de tocar para rolar a tela também é ruim.

5 - Clima

Estamos no Brasil e em alguns lugares faz muito calor.

Se o lugar onde treina é muito quente ou pouco ventilado você logo vai querer terminar o treino para poder se refrescar em outro lugar.

6 - Barulho

Você deve ter o mínimo de silêncio para poder ouvir o que está tocando. Isso é básico para que o treino tenha alguma qualidade.

Mas além do silêncio eu incluiria a paz, você precisa priorizar o violão nesses minutos diários de treino.
Telefonemas, visitas, e-mails, programas de TV, e muitas outras coisas podem te tirar a atenção, então simplesmente "desplugue-se" por alguns minutos, concentre-se no violão e nas coisas que quer aprender.

Por hoje é só pessoal. Postem seus comentários para que possamos aprofundar o assunto.

Abraços
Allan Sales

SA
SA

robson

EU DESEMVOLVI UM TIC COMO REMOVELO??

24/04/2017 às 09:14:20
SA

Allan Sales

Oi Robson. Qual é o "TIC"?

24/04/2017 às 09:17:04
SA

Ramos

Prof Allan ,essa aula me ajudou muito pq hj eu tenho a minha sala em casa para tocar violão,enquanto minha esposa e filha assistem tv na sala debaixo eu aprendo as dicas de violão na sala de cima, e melhorou bastante, pq ficamos numa sintonia só, eu comprei também o suporte de apoiar as partituras, comprei o apoio de por os pés.numa altura adequada, então só tenho que elogiar e parabenizar vc por todos os momentos da minha alegria em aprender.. muito grato e que Deus Abenç?e a ti e a todos os alunos..

22/08/2016 às 08:39:40
SA

Allan Sales

Olá Ramos, Muito obrigado por compartilhar sua experiência de aprendizado com todos. Com certeza ajudará outros alunos. Abraço Allan Sales

22/08/2016 às 13:20:42
SA

Maria das Graças

Oi Allan Estou amando o curso. Parabéns!!!

19/06/2016 às 01:48:26
SA

Allan Sales

Muito obrigado Maria! Abraço Allan Sales

20/06/2016 às 08:43:12
SA

Dilma

Parabéns Professor, Estou adorando as aulas... Não vejo a hora de conseguir tocar algo gospel. Abraço.

03/07/2013 às 15:05:31
SA

Allan Sales

Oi Dilma, Obrigado por escrever. É bom saber que você está gostando do nosso curso de violão. Continue seguindo na ordem proposta que logo estará tocando vários ritmos e estilos diferentes. Abraço Allan Sales

03/07/2013 às 18:27:30
SA

Vanilda

Ciiiiiiiiiiii Como dei uma grande pausa, penso em ré- começar todo o curso, e o melhor, que lhe parece?

15/05/2013 às 23:47:53
SA

Allan Sales

Oi Vanilda, É importante tentar tocar as músicas anteriores para ver se está tudo ok. Abraço Allan Sales

16/05/2013 às 08:34:41
SA

Cinthia

Oi Allan, Estou encantada com suas aulas, muito obrigada por fazer parte de um sonho: tocar violão. Tenho me dedicado e estou aprendendo bastante. Abraço. Cínthia.

04/01/2013 às 20:08:48
SA

Allan Sales

Cínthia, Que bom saber disso! Parabéns por seus aprendizados! Espero que nosso curso de violão continue te ajudando. Pode contar comigo quando precisar de ajuda. Abraço Allan Sales

05/01/2013 às 18:03:28
SA

CLAUDEMIR DA SILVA

ALLAN SALLES TEM OUTRO MEIO PARA PAGAMENTO SEN QUE SEJA PELA INTERNET É QUE SOU MEIO CARETA TENHO MEDO DE COLOCAR DADOS DE CARTAO QUERO COMESAR COM UMA ASSINATURA DE 30 DIAS PARA CONHECER O TRABALHO POIS ESTE SEMPRE FOI MEU GRANDE SONHO DESDE PEQUENO QUANDO OUVIA MEU TIO TOCAR MENINO DA PORTEIRA E OUTRAS ANTIGAS COMPREI UM VIOLAO A 30DIAS MAS NAO PUDE ME DEDICAR POIS TIVE QUE VIAJAR AGORA ACHO QUE VAI DAR,COMPREI UM TAGINA DALLAS COM CORDAS DE AÇO COM AFINADOR E ELÉTRICO ACHA QUE ESSE É BOM OU ERREI NA COMPRA AGRADEÇO DESDE JA SUA ATENÇÃO!!!

06/05/2012 às 00:06:58
SA

Allan Sales

Oi Claudemir, Obrigado por escrever. Você pode comprar pelo site sem colocar dados de cartão de crédito, basta escolher a opção "boleto bancário". Sobre o violão, para o nosso curso o ideal é o violão com cordas de náilon, mas você pode também treinar com o seu violão TAGIMA. Abraço Allan Sales

07/05/2012 às 12:04:33
SA

francielle

oi tudo bem.. to eu aqui tb tb gosto muito das suas aulas ,sou assinante vc sabe e ja percebeu que sou muito ansiosa ja queria ta fera mas nao é assim ,é bem complicado nem imaginava ..mas sou insistente e nunca desisto..vc ja percebeu (rsrs)e fiquei feliz de ver os comentarios todos nos se identificamos ...valeu isso ai obrigada tb por tudo!!!

10/11/2011 às 14:55:37
SA

Allan Sales

Oi Francielle, Eu que agradeço por postar sua mensagem aqui. Espero que aproveite bastante o curso. Estou à disposição para ajudar. Grande abraço Allan Sales

10/11/2011 às 15:05:30
SA

Benedita

Olá! EStava procurando por um banco ideal para eu treinar minhas aulas de violão e encontrei você. Que meigo! Artista exala a arte em tudo. Parabéns! Ví suas dicas para melhorar a troca dos acordes. Gostei muito. Que Deus continue lhe abençoando.

03/11/2011 às 21:03:47
SA

Allan Sales

Oi Benedita, Gostei muito de sua mensagem! Fiquei realmente muito feliz! Agradeço por postar aqui e espero que o site te ajude bastante. Estou à disposição para ajudar. Abraço Allan Sales

04/11/2011 às 11:35:24
SA

BRITODOSEGREDO

ALAN NÃO EXISTE UM MEIO NO SEU SITE DE COPIAR AS CIFRAS PARA ELA CABER TUDINHO NUMA PAGINA SEMPRE EDITO E COPIO PARA O WORD MAIS FICA MUITO CONFUSO TEM ALGUM PROGRAMA QUE VOCE ME INDIQUE PARA ANTES DE IMPRIMIR UTILIZA-LO PARA QUE AS CIFRAS FIQUEM CONFORTAVEIS NUMA PAGINA TIPO A4 E FIQUE DE UMA FORMA LEGIVEL. AGUARDO ESSA DICA E SE ALGUEM TEM ALGUMA DICA PARA ME INFORMAR SEGUE MEU E-MAIL STUDIOGRAVACOES@GMAIL.COM. DICAS TAMBEM DE COMO GRAVAR OS ACORDES MAIS FACILMENTE. E TAMBEM MINHA GRANDE DIFICULDADE DE MUDAR AS NOTAS NA HORA CERTA DE CARTAR AS MUSICAS. OBRIGADO ALAN E OBRIGADO A QUEM PUDER AJUDAR POSTANDO DICAS NO MEU E-MAIL SUCESSOS PARA TODOS.

02/11/2011 às 15:37:47
Ir para a próxima aula

Acordes

Conteúdos relacionados

Ver mais