O ambiente ideal para os treinos
Matricule-se e veja os vídeos!
Nosso curso de Motivacional tem 19 aulas e 309 alunos matriculados.

Novidades do curso

Hoje vamos falar de um problema que passa despercebido pela maioria dos alunos, o ambiente onde se pratica violão.

Alguns detalhes do ambiente podem fazer toda a diferença na qualidade do seu treino e, consequentemente, no seu aprendizado.

Muitas vezes separamos o tempo para treinar, mas na hora que começamos a tocar nos sentimos cansados muito rapidamente, sem ao menos completar o tempo que programamos para praticar. Existem muitas causas para esse cansaço antecipado, são elas:

1 - Iluminação insuficiente:

Quando tentamos ler a cifra ou a partitura em um ambiente pouco iluminado podemos sentir dores de cabeça e até sonolência, e a prática fica comprometida.

2 - Assento inapropriado:

Treinar sentado na cama ou no sofá não é bom. As costas começam a doer por falta de apoio e você vai querer logo largar o violão.

O ideal é uma cadeira sem braços, com uma altura onde seus pés possam encostar no chão.

Alguns treinam na frente do computador, nesse caso deve-se tomar cuidado para não tocar em cadeiras com braço, pois você vai ter que se entortar inteiro para tocar e pode adquirir alguns vícios de postura por causa disso.

3 - Espaço insuficiente

Uma pessoa tocando violão ocupa um bom espaço. O braço do violão vai longe. É importante que você esteja em um local onde possa se movimentar livremente, sem precisar "ajeitar" o violão para que ele caiba no ambiente, isso causaria os mesmos problemas de postura citados no item acima.

4 - Apoio para as cifras ou partitura

Papeis em cima da mesa, no chão, na cama, nada disso é ideal. Se envergar inteiro para ler o que está escrito no papel vai fazer você abandonar seu treino muito antes da momento planejado, e também vai atrapalhar sua execução.

A melhor coisa a fazer é comprar um suporte para partituras, que tem preços à partir de R$25,00. Isso vai gerar uma melhorar significativa na qualidade do seu treino.

Para os que fazem aulas lendo diretamente do computador eu aconselho que imprimam as cifras, pois parar de tocar para rolar a tela também é ruim.

5 - Clima

Estamos no Brasil e em alguns lugares faz muito calor.

Se o lugar onde treina é muito quente ou pouco ventilado você logo vai querer terminar o treino para poder se refrescar em outro lugar.

6 - Barulho

Você deve ter o mínimo de silêncio para poder ouvir o que está tocando. Isso é básico para que o treino tenha alguma qualidade.

Mas além do silêncio eu incluiria a paz, você precisa priorizar o violão nesses minutos diários de treino.
Telefonemas, visitas, e-mails, programas de TV, e muitas outras coisas podem te tirar a atenção, então simplesmente "desplugue-se" por alguns minutos, concentre-se no violão e nas coisas que quer aprender.

Por hoje é só pessoal. Postem seus comentários para que possamos aprofundar o assunto.

Abraços
Allan Sales