Em volta de um violão
Matricule-se e veja os vídeos!
Nosso curso de Motivacional tem 19 aulas e 309 alunos matriculados.

Novidades do curso

Muitas vezes pergunto aos meus alunos qual o objetivo de suas aulas, ou melhor, para que querem aprender a tocar violão.

As respostas são inúmeras, cada pessoa tem suas motivações pessoais. Mas todos admitem que seria sensacional tocar violão rodeado de amigos e da família, com todos cantando e se divertindo.

Para mim esses momentos de reunião em volta do violão são importantíssimos no aprendizado do instrumento. É nessas horas que colocamos em prática o que aprendemos e exercitamos nossa capacidade adaptação a situações inesperadas. É o que diz a velha máxima do futebol: "treino é treino e jogo é jogo".

Essa experiência traz inúmeros avanços ao aprendizado do instrumento. Adquirimos mais firmeza rítmica, melhoramos nossa audição, compreendemos melhor a estrutura das músicas, ficamos mais livres para criar, improvisamos mais, tentamos tocar o que não sabemos e acabamos por aprender coisas novas.

Não podemos deixar nossa música trancada dentro de um quarto, temos que compartilhá-la com nossos familiares e amigos. Se você toca apenas uma música, não tem importância, pegue seu violão pelo menos uma vez por semana e vá tocar para toda família ouvir, ou então reúna-se com amigos para tocar.

Num encontro como esse sempre temos aqueles que querem cantar junto, isso é muito legal. Uns cantam bem, outros não, pouco importa, o que vale é sua experiência de "viver" música, de cantar junto e de se encontrar.

Hoje vivemos na época do "cada um por si", estamos cada vez mais isolados uns dos outros, cada um com seu fone de ouvido e seu mundo particular. O violão pode ajudar a resgatar o encontro "ao vivo", a reunião de uma família ou de um grupo em volta de um instrumento para fazer música. Isso é maravilhoso!

Agora é com você! Leve seu violão para fora de seu quarto, mostre o que sabe a todos e não tenha medo de críticas. Aproveite esse "estado de graça de estar aprendendo a tocar violão" e divirta-se.

Abraço a todos
Allan Sales