A sonoridade de um violão é muito influenciada pelo estado das cordas utilizadas. Cordas novas proporcionam um som mais cheio, com mais harmônicos, maior sustentação e projeção. Com o passar do tempo as cordas se desgastam, oxidam, sua sonoridade perde o brilho e as notas perdem a sustentação.
Vamos focar nas cordas de náilon, utilizadas nos violões clássicos.
O primeiro ponto a ser decidido é a tensão. Quanto maior a tensão, mais força precisamos imprimir às cordas, fica mais difícil de tocar. Por outro lado, cordas com tensão alta produzem mais som do que cordas com tensão baixa. É uma decisão do músico. Ele pode optar por ter mais tensão e mais som ou então pode ter menos tensão e mais conforto.
As tensões mais comumente encontradas são: leve, média e pesada. Alguns fabricantes possuem outras opções como extra-leva ou extra-pesada.
Muitos alunos me escrevem dizendo que as três primeiras cordas são de náilon e as três mais graves são de aço, essa é uma confusão muito comum. As cordas mais graves de um encordoamento de náilon não são de aço, são apenas revestidas de outro material, mas o material interno (que é chamado de alma) é de náilon. Veja um exemplo na ilustração abaixo.
Foto: http://www.giannini.com.br/novo/produto.asp?id=54
O material que reveste as três cordas mais graves de um encordoamento de náilon pode ser:
Bronze:
O bronze é uma liga metálica que mistura cobre e outros materiais. Para o revestimento das cordas pode ser acrescentado zinco à liga. A proporção de zinco é indicada pelo número 80/20 (80% de cobre e 20% de zinco). Essa é a proporção mais comum para esse tipo de corda, que resulta em um som muito brilhante. Alguns fabricantes utilizam outras proporções. As cordas da série “Clássico” da Giannini utilizam a proporção de 65/35, aplicando muito zinco à mistura para melhorar a durabilidade do conjunto.
Foto: http://www.giannini.com.br/produto_grupo/24/110/11/44/genwpm_-_media.html
Uma maior quantidade de cobre proporciona um som mais claro, porém a oxidação é mais rápida.
Bronze Fosforoso:
O fósforo é adicionado à liga para melhorar a durabilidade das cordas, que resistem um pouco mais à oxidação.
Na figura abaixo temos um jogo de cordas da fabricando D´addario que utiliza bronze fosforoso no revestimento das cordas graves.
Foto:http://www.daddario.com/DADProductDetail.Page?ActiveID=3769&productid=71&productname=EJ38H_Phosphor_Bronze__High_Strung_Nashville_Tuning__10_27
Cobre prateado:
As cordas revestidas com cobre prateado oferecem um toque mais macio e mais durabilidade do que as cordas de bronze, mas a sonoridade não é tão brilhante. Na figura abaixo temos um exemplo de corda com alma de náilon, revestida com cobre prateado.
Foto: http://www.frets.com/FretsPages/Musician/Strings/Strings/strings01.html
A forma como o revestimento é envolto à alma varia também. Os métodos são:
Fio Redondo (Roundwound):
O fio é enrolado de forma natural (redonda) em volta da “alma”. Esse método é o que oferece a sonoridade mais projetada e clara, mas também pode gerar alguns ruídos no arraste dos dedos e algum desconforto.
Foto: http://loudluthieria.com/blog/2014/07/cordas-tudo-sobre/
Fio ½ Polido (Semi-round wound):
O revestimento pode ser parcialmente polido para que a superfície da corda fique mais plana, oferecendo mais conforto ao músico e diminuindo os ruídos no arrastar dos dedos pelas cordas.
A sonoridade diminui um pouco.
Foto: http://loudluthieria.com/blog/2014/07/cordas-tudo-sobre/
Fio Chato (Flatwound):
Um fio completamente achatado, que proporciona uma sensação de conforto grande, em troca de maior perda de sonoridade. Essa é a opção menos utilizada das três que descrevemos.
Foto: http://loudluthieria.com/blog/2014/07/cordas-tudo-sobre/
As opções para as cordas mais agudas são:
Náilon puro (Clear Nylon):
Feito de um filamento único de náilon puro. Proporciona um som com bastante clareza.
Foto: http://www.frets.com/FretsPages/Musician/Strings/Strings/strings01.html
Náilon retificado (Rectified Nylon):
Também é feito com náilon puro, mas passa por um processo para que o filamento de náilon fique perfeitamente redondo, com uma circunferência perfeita ao longo de toda sua extensão. A sonoridade melhora muito e fica mais encorpada.
Náilon Preto (Balck Nylon):
Feito de uma composição diferente. Produz um som com mais harmônicos agudos. Abaixo temos um exemplo da fabricante D´addario.
Foto:http://daddario.com/DADProductDetail.Page?ActiveID=3769&productid=218&productname=EJ49_Pro_Art__Black_Nylon__Normal_Tension&sid=e413a95b-c12f-4b3a-a341-7f0f50232846
Titanium:
Mais brilho e projeção que as cordas de náilon. A sonoridade do violão fica mais equilibrada, com o som das cordas mais agudas (primas) ficando em um volume igual ao das mais graves (baixos). Temos um bom exemplo com esse jogo de cordas da D´addario:
Foto:http://www2.musical-express.com.br/beta/daddario/lista_de_produtos/ej44tt-titanium-trebles-extra-hard-tension/
Composta:
Feita de multi-filamentos de náilon, como as cordas mais graves, recebendo revestimento. É utilizado em alguns encordoamentos que tem a corda G revestida. Proporcionando melhor projeção e durabilidade para essa corda e uma melhor transição entre a sonoridade das agudas para as graves. Como no exemplo dessa corda da Giannini:
Foto:http://www.giannini.com.br/novo/produto.asp?id=899
[propaganda titulo="Como comprar o violão ideal" imagem="http://www.allansales.com.br/wp-content/uploads/2011/03/como-comprar-o-violao-ideal-capa-pequena.jpg" preco="9,90" link="http://loja.allansales.com.br/produto/25"]
Acordes
Conteúdos relacionados

Troca em meio tempo - Rock I
Clodoaldo

Primeiros erros
Clodoaldo

Como eu quero
Clodoaldo
elen
Este violão de naylon para iniciante posso comprar sem medo????Chave Sonora, antiga Rei dos Violões
Allan Sales
Oi Elen. Obrigado por escrever. Não consegui informações sobre esse violão. A antiga "Ao rei dos violões" se tornou "Tonante". Os instrumentos dessa marca eram mais simples. Abraço Allan Sales - Via Musical