Via Musical Via Musical

Aulas do nível

Optativas

0 vídeos

Dicas gerais

        
    

Quando pensamos em começar o curso de violão a primeira dificuldade é conseguir um instrumento.

Mesmo tendo o dinheiro para a compra não sabemos qual modelo escolher. Escrevi, então, algumas dicas para esse momento tão importante, a compra do seu primeiro violão.

1 - Vá com calma.

Quando vamos comprar um violão na loja temos muitas opções. Violões elétricos (com captador), que podem ser ligados em caixas de som, violões com afinadores embutidos e muitas outras possibilidades.

Tudo isso encarece muito o preço do instrumento. Se você é um iniciante e está fazendo suas primeiras notas compre um violão básico, sem captadores ou afinadores embutidos.

É muito mais vantajoso comprar um afinador separadamente, o custo é mais baixo e você pode utilizá-lo em outros violões.

Quanto a captação, tenha calma. Aprenda primeiro a tocar para depois pensar em grandes apresentações. Quando estiver nesse nível você vai querer outro violão.

2 - Falsas oportunidades

Nunca compre instrumento de mostruário (aqueles que ficam expostos na loja). Exija sempre levar um novo, do estoque. Apesar dos descontos para esse tipo de compra, não costuma valer a pena.

Os instrumentos para iniciantes não tem uma madeira muito resistente, e a exposição constante em uma loja pode realmente danificá-lo. São dezenas ou centenas de pessoas que já tocaram, afinaram, bateram, testaram... realmente não é legal.

3 - Leve alguém que toque

É importante ter alguém que saiba tocar para testar o instrumento, verificando se ele afina bem ou se está empenado.

4 - Toque você

Por mais que você só saiba fazer poucos acordes, toque no violão e veja se acha confortável. Se não souber fazer nada ainda tudo bem, nesse caso vai ter que confiar na opinião de seu colega ou do vendedor.

Um dado técnico que pode ajudar a determinar se o violão é confortável ou não é a distância entre a 6ª corda (na 12ª casa) e o braço do violão, que deve ser entre 4mm e 6mm (quando afinado). Se a distância for maior que 6mm o violão pode estar empenado, ou então ele é muito pesado e terá que ser ajustado posteriormente.

5 - Cordas

Eu prefiro violões com cordas de náilon, tenho um artigo completo sobre assunto, vejam o link a seguir:
http://www.allansales.com.br/cordas-de-aco-x-cordas-de-nailon/

6 - Marcas e modelos

Cada fabricante tem seus detalhes. Uns tem o braço arredondado, outros tem o braço mas achatado e largo e etc. Tudo isso vai do gosto do comprador. Como um iniciante ainda não tem uma opinião formada sobre o que prefere, verifique principalmente o tamanho de sua mão:

a - Mãos muito grandes e dedos grossos podem ter dificuldade com violões de braço muito pequeno e de cordas muito próximas.
b - Para mãos pequenas o ideal é um violão com braço mais estreito, pois o estudante pode ter dificuldade em executar alguns acordes em braços muito largos.
c - Crianças até 6 ou 7 anos devem tocar em violões infantis, depois disso já podem partir para violões normais.

7 - Tamanho da caixa acústica

Recomendo aos iniciantes que comprem violões normais, com a caixa grande.

8 - Corte no corpo na 12ª casa

Geralmente os violões com cordas de aço vem com o corte no corpo na altura da 12ª casa, eu particularmente prefiro violões com o corpo sem o corte.

9 - Acessórios

Compre também:
a - um afinador eletrônico avulso
b - um jogo de cordas tensão média
c - um suporte de chão para seu violão
d - um suporte para partituras
e - uma capa para seu violão

SA
SA

Luiz Carlos Tertuliano de Gois

Essas dicas estão sendo muito importante para mim pois ainda irei comprar meu violão. Não sei tocar nada mais tenho o sonho de ser compositor. Conheci o trabalho do professor através do curso aprendendo a tocar sucessos do Mastruz com Leite. Um grande abraço do seu mais novo aluno.

27/07/2020 às 11:55:25
SA

Allan Sales

Olá, Luiz.
Muito obrigado pelo comentário!
Fico feliz em saber que você está gostando das dicas.
Espero que nosso curso te ajude bastante.
Abraço
Allan Sales - Via Musical

28/07/2020 às 08:36:17
SA

Walter do Prado

Walter Prado Tenho dois violões um Tagima e um Gianinni série estudo, ambos com cordas de Nylon, uso os dois mais o Tagima, a pergunta é são bons.

06/05/2020 às 10:02:47
SA

Allan Sales

Olá, Walter.
Obrigado por escrever.
Sim, as duas marcas são renomadas e tem violões de qualidade.
Você não citou o modelo do seu Tagima em seu comentário. Dependendo do modelo a qualidade muda bastante.
Abraço

07/05/2020 às 09:58:42
SA

Phil

Olá Allan, comprei meu primeiro violão uns anos atrás, um austin clássico, mas agora estou achando ele pequeno para mim , será que um folk iria me atender melhor?

21/09/2019 às 10:41:36
SA

Allan Sales

Olá Phil.
Obrigado por escrever.
Se estiver procurando por violões com cordas de náilon, uma boa dica é o Yamaha -C-45.
Abraço

23/09/2019 às 15:55:40
SA

Miriam Neves

Nunca toquei, mais vou me presentear com com um violão e iniciar o aprendizado. Tenho mãos pequenas, dedos curtinhos e gordos. Gostaria de saber a sua opinião sobre esse violão para o início: Violão Acústico Madrid MD100 Cordas de Nylon Natural.

21/09/2019 às 02:05:03
SA

Allan Sales

Olá Miriam
Obrigado por escrever.
Esse é um violão na faixa mais barata de preço do mercado, você poderá começar seu aprendizado com ele.
Se quiser comprar um instrumento que te acompanhe por mais tempo e que não sejam tão caros dê uma olhada nas marcas Giannini e Di Giorgio.
Abraço

23/09/2019 às 15:52:32
SA

vitor

olá Allan. Toco violão há uns 12 anos. Nesse momento estou me preparando pra investir em um instrumento mais top. Toco em Gianinni da época que aprendi. É um violão que foi revitalizado por luthier. Mas ainda mantém certo som acanhado. estou muito na dúvida dos seguintes modelos: rozini rx 230 tagima cf700. Caso você tenha outras indicações agradeço bastante. oque você acha?

30/08/2019 às 03:28:47
SA

Allan Sales

Olá Vitor.
Obrigado por escrever.
Não deixe de ver as opções dos violões Yamaha e Takamine.
Abraço

31/08/2019 às 11:22:01
SA

Ieda

Passando do nylon pro aço. Preciso timbre mais "brilhante" para pop rock . No meu orçamento, apenas Tagima. Dúvidas entre os modelos, Dallas , Memphis, Kansas, flat. Preciso de uma caixa acústica pequena, pois meu braço dói. O Montana já descartei. Grata.

10/07/2019 às 10:39:09
SA

Allan Sales

Olá Ieda.
Obrigado por escrever.
Não tenho indicações no momento para um violão aço com caixa pequena.
Vou deixar o comentário aqui para que algum colega possa colaborar com sua dúvida.
Abraço

10/07/2019 às 12:19:08
SA

Giovanna

Bom dia, gostaria de saber sua opinião sobre esse violão, usado, mas bem conservado, por R$ 300,00, pretendo comprar para meu namorado, mas não entendo, ele já toca, mas nada profissional. Violão Benson elétrico Cordas: nylon; Tampo: Spruce; Corpo: fundo e laterais em Natwood; Escala: Rosewood; Braço: Natwood; Cavalete: Rosewood; Captação: Piezo com pré-ampli artec TEQ-4 ativo com 4 bandas de equalização; Afinador digital; Saída Balanceada (XLR) e Saída Line (P10) Obrigada

04/07/2019 às 08:43:36
SA

Allan Sales

Olá Giovanna.
O violão que você citou é intermediário, pode ser um bom instrumento para praticar.
Abraço

04/07/2019 às 09:45:44
SA

Isaias

Ganhei um memphis md 25 ainda não chegou, vc ka tocou ou conhece este modelo. Gostaria de saber como deixá-lo melhor. Baixar as cordas esse tipo de informação. Ah se ele é macio tem bom som. Não toco estou aprendendo

01/07/2019 às 09:10:46
SA

Allan Sales

Olá Isaias.
Obrigado por escrever.
O melhor a fazer é levar o violão para um luhtier regular.
Fizemos um análise de outro modelo Memphis, clique aqui para ver.
Abrçao

02/07/2019 às 09:31:24
SA

José Antonio do Nascimento

Ola professor,eu tenho um yamaha C45 e deixo em suporte de parede,é bom deixar?

30/04/2019 às 03:08:50
SA

Allan Sales

Olá José Antonio.
Pode deixar sim no suporte de parede sim, sem problemas.
Abraço
Allan Sales - Via Musical

30/04/2019 às 17:15:47
SA

Ezau Andrade de Oliveira

a - Mãos muito grandes e dedos grossos podem ter dificuldade com violões de braço muito pequeno e de cordas muito próximas. b - Para mãos pequenas o ideal é um violão com braço mais estreito, pois o estudante pode ter dificuldade em executar alguns acordes em braços muito largos. Não tenho mãos grandes nem dedos grossos rsss.. mas percebo que tambem que o vilão do braço mais estreito onde as cordas estão mais juntas dificulta para a execução de alguns acordes ou notas, principalmente no momento da transferencia entre um acorde ou outro, acaba afetando a qualidade do som. Qual tipo de violão possui os braços um pouco mais largo professor, os do tipo Folk ou os do tipo Jumbo ?

12/04/2019 às 07:18:46
SA

Allan Sales

Olá Ezau.
Obrigado por escrever.
Isso depende do modelo. Os violões tipo "Jumbo", por exemplo, podem ter a caixa maior, mas não necessariamente terão o braço mais largo.
O ideal é ver as medidas do braço mesmo e das distâncias entre as cordas no capotraste e no rastilho.
Abraço
Allan Sales - Via Musical

13/04/2019 às 15:20:19
Ir para a próxima aula

Acordes

Conteúdos relacionados

Ver mais