Via Musical Via Musical

Aulas do nível

Optativas

0 vídeos
        
    

Ação



Chamamos de ação a distância entre as cordas e a escala. É comum também chamarmos de “altura das cordas”.

Violões com cordas muito altas são mais “duros”, pois é preciso imprimir uma pressão muito grande nas cordas para que se possa conseguir um bom som. Em contrapartida, violões com cordas muito baixas tem maior possibilidade de trastejamento (quando as cordas encostam nos trastes e emitem um som metálico tremido), além disso, violões com cordas muito baixas oferecem menos firmeza para o violonista e produzem menos som.

É preciso encontrar um equilíbrio entre sonoridade e conforto, para que o violonista possa tocar confortavelmente sem abrir mão de uma sonoridade de qualidade.

A ação geralmente é medida na 12ª casa, do topo do traste até a parte inferior da corda. As medidas variam de 1mm até 6mm (considerando que o instrumento esteja em perfeitas condições).

Atualmente meu violão Takamine G116 está com uma ação de 4mm da 12ª casa (medindo à partir da 6ª corda). Mas já foi mais alto do que isso. Geralmente os violões vem de fábrica com ações mais altas, para evitar o trastejamento. É importante fazer uma boa regulagem logo após a compra para que o instrumento fique confortável.

Quando um violão entorta (empena), a ação costuma ser muito alta no 12º traste, mesmo que a ação nos primeiros trastes seja normal, isso acontece porque o braço forma uma espécie de arco, se curvando , deixando o instrumento em péssimas condições de afinação e de conforto.

Existem muitas formas de alterar a ação de um violão. Elas são:

Tensor



Muitos violões trazem um tensor embutido no braço, para que a ação possa ser regulada de forma mais fácil. Existe uma pequena diminuição da sonoridade, devido à diminuição da vibração do violão, mas pode ser uma ferramenta muito útil para aumentar o conforto do instrumento.

Com um pequeno ajuste no tensor o ângulo do braço do violão em relação ao corpo é alterado, e isso pode diminuir ou aumentar a ação do instrumento. Trazendo alterações significativas na sonoridade e no conforto.

Rastilho



O rastilho é uma peça de osso ou de plástico que fica encaixada no cavalete. As cordas são presas na extremidade do cavalete e passam por cima do rastilho.

É a vibração do rastilho que passa para o cavalete que, por sua vez, passa para o tampo do violão e gera o som do instrumento. Por isso essa pequena peça passa a ser de extrema importância para a sonoridade.

Um rastilho muito alto deixará as cordas distantes do braço, dificultando a execução. Haverá também uma pequena melhora na sonoridade do violão, pois teremos mais extensão da corda vibrando. O desafio aqui é chegar em uma altura ideal do rastilho para que o violão não fique desconfortável e, ao mesmo tempo, não perca muito em sonoridade.

Não é interessante lixar o rastilho por conta própria sem ter os conhecimentos específicos para isso. O ideal é procurar um profissional especializado em construção e manutenção de instrumentos, o luthier.

O rastilho tem algumas peculiaridades quanto ao ângulo da superfície onde as cordas se apoiam, além de diferenças de altura dependendo da corda do violão. Pode parecer caro pagar para alguém apenas lixar um pouco um pequeno pedaço de osso, mas se esse trabalho não for preciso os prejuízos podem ser maiores.

Capotraste



Também podemos alterar a ação de um violão mexendo na altura do capotraste, ou traste zero. Esse tipo de regulagem é mais raro, mas também pode influenciar no conforto de um violão.

Antes de chegarem às tarraxas as cordas passam pelos orifícios do capotraste. Em situações de emergência, como em casos de trastejamento intenso, podemos colocar algum apoio por baixo da corda na altura do capotraste para que ela fique um pouco mais alta nas primeiras casas e não encoste nos trastes. Esse é apenas um pequeno exemplo, mas vale lembrar que não é uma solução definitiva. Sempre é interessante procurar um luthier para fazer uma regulagem profissional.

[propaganda titulo="Como comprar o violão ideal" imagem="http://www.allansales.com.br/wp-content/uploads/2011/03/como-comprar-o-violao-ideal-capa-pequena.jpg" preco="9,90" link="http://loja.allansales.com.br/produto/25"]

SA
SA

Wagner

Boa noite ! Sou o Wagner de BH_MG , e como posso adquirir as tabelas de bitolas para cordas de violão aço/nylon leve, média e pesada ??Obrigado !

07/05/2021 às 17:56:20
SA

Allan Sales

Olá, Wagner.
Obrigado por escrever.
Infelizmente não temos esse material disponível ainda.
Abraço

12/05/2021 às 08:32:09
SA

vinicius

bom dia,eu enviei meu violão folk para a regulagem e as cordas foram abaixas, porém eu acho que não foram abaixadas corretamente pois não consigo fazer a pestana direito ,parece que o rastilho foi lixado incorretamente deixando a parte do meio um pouco mais alta, então quando vou fazer a pestana as cordas do meio não encostam direito no braco do violão fazendo a pestana sair imperfeita e além disso parece que agora algumas cordas estão começando a trastejar quando eu pressiono algumas casas, fazendo um som metálico tremido nas ultimas cordas. será que devo trocar o rastilho?isso vai afetar o som do meu instrumento?

20/02/2021 às 16:46:53
SA

Allan Sales

Olá, Vinícius.
Obrigado por escrever.
Aconselho que retorne no profissional que fez a regulagem para que ele verifique esses problemas de ação desigual e trastejamento.
Trocar o rastilho por conta própria provavelmente não vai resolver o problema.
Abraço

22/02/2021 às 11:27:10
SA

José Célio

Tenho um Takamine gd 11 mce cordas vieram muito altas ,abaixei o. rastilho ,e vi que não era. lizo por baixo ,terminado perdi a afinação. da corda. lá posso colocar. um rastilho lizo , aguardo resposta ,ajuda

12/09/2020 às 03:36:11
SA

Allan Sales

Olá, José.
Obrigado por escrever.
A regulagem do rastilho deve ser feita por um profissional, pois a inclinação pode afetar na afinação.
Aconselho que leve o violão para que um luthier analise a melhor forma de regular esse rastilho ou então faça um novo pra você.
Abraço
Allan Sales - Via Musical

14/09/2020 às 07:57:01
SA

Thiago Sudre

Olá! Tenho uma duvida! A altura das cordas com o violão regulado a mesma altura na casa 1 seria da casa 12? Como se o braço estivesse completamente reto? O meu na casa 1 é baixinho, mas lá pra 10 ou 12 casa já vai aumentando... Desde já obrigado!

30/07/2019 às 02:09:25
SA

Allan Sales

Olá Thiago.
Obrigado por escrever.
A ação é diferente nas várias regiões do braço. Aumentando na direção do corpo do violão. Abraço

30/07/2019 às 17:33:03
SA

LUIZ DANIEL LIJE POSSO

Olá, Tenho um violão que está com a ação muito alta. Tentarei lixar o rastinho para diminuir, mas eu percebo que a maior dificuldade está nas primeiras casas. O rastilho influencia também nessas casas ou há outro procedimento mais apropriado? Obrigado!!

28/06/2019 às 07:53:43
SA

Allan Sales

Olá Luiz.
Obrigado por escrever.
Também podem ser feitas alterações no capotraste (traste 0).
O ideal seria levar o violão para um luthier fazer a manutenção.
Abraço

29/06/2019 às 14:36:38
SA

Zeduardo

oi, a espessura das cordas pode fazer com que elas trastejando? tô usando cordas 0.9 obrigado Zeduardo

03/04/2019 às 03:37:42
SA

Allan Sales

Olá,
Obrigado por escrever.
O que influencia é a tensão da corda, mas não tanto.
Se está ocorrendo o trastejamento o ideal é levar o violão para uma regulagem com um luthier.
Abraço
Allan Sales - Via Musical

04/04/2019 às 09:27:19
SA

Lincoln Silva

Olá, tudo bom? O meu rastilho (a parte que fica fora do cavalete) tinha uns 3mm, eu achava confortável até de mais. Se eu aumentar para um rastilho com 4mm vc acha que pode ficar muito alto?

28/12/2018 às 05:49:40
SA

Allan Sales

Olá Lincoln. Obrigado por escrever. Vale a pena experimentar. Se você não gostar é só voltar ao anterior. Um violão um pouco mais alto dá mais firmeza e sonoridade, mas não pode ser tão alto a ponto de ser desconfortável. Você só vai achar o ponto ideal pra você experimentando. Abraço Allan Sales - Via Musical

28/12/2018 às 23:03:37
SA

Jéssica Borges de Carvalho

Tenho um violão folk da marca Giannini ele está muito duro eu machuco os dedos rs e sou iniciante gostaria de saber como faço para deixar ele com as cordas macias sem machucar muito os dedos eu sofro muito kkk eu toco na igreja e então tem dias que machuca muito, gostaria de saber se só mecher no tensor já aliviaria um pouco ... Agradecida desde já.

18/09/2018 às 11:08:22
SA

Allan Sales

Olá Jéssica. Sim, mexer no tensor pode ajudar muito. Caso ele continue pesado o ideal é levar para um luthier para regular. Abraço Allan Sales - Via Musical

19/09/2018 às 10:56:46
SA

Mário Alberto Dias Ferreira

quero que mande pelo meu imal

18/07/2018 às 11:24:08
SA

Allan Sales

Olá Mário. Obrigado por escrever. Nosso material fica todo disponível para os assinantes no site. Para fazer sua assinatura e ter acesso a todos os cursos utilize esse link: https://www.viamusical.com.br/assinatura Abraço. Allan Sales - Via Musical

19/07/2018 às 17:08:21
SA

Cíntia mosca

Quantos milímetros tem a corda si do violão de aço

05/01/2018 às 04:27:17
SA

Allan Sales

Olá Cíntia. Tomando como referencia o encordoamento leve da D´addário a espessura da corda B gira em torno de 0.36 milímetros. Abraço Allan Sales - Via Musical

08/01/2018 às 09:29:20
Ir para a próxima aula

Acordes

Conteúdos relacionados

Ver mais