Via Musical Via Musical

Yamaha CG 142S

Tonalidade:
Fonte:


                                                                                     Escrito por Weslley Fernandes:

Violão Yamaha CG 142S

Suas especificações são:

Laterais e fundo: Nato
Tampo: Solid Engelmann Spruce
Braço: Nato
Escala: Rosewood (Jacarandá)
Trastes: 19
Cores: Natural (Cedro – C); (Pinho – S)
Tarraxas: Cromadas com Madrepérola
Cordas: Nylon
Largura da pestana: 52mm

A Yamaha é uma das maiores corporações japonesas em atuação no mercado. Seus instrumentos, desde o nível mais básico, já apresentam diferença em relação ao restante encontrado no mercado brasileiro. São instrumentos de grande qualidade para quem está disposto a comprar um bom violão de fábrica, antes de passar para instrumentos de luthier, onde passamos para outro nível de preço e qualidade em todos os aspectos.

O violão testado é o CG 142S, onde o S se refere ao Spruce (Pinho). Há também o mesmo modelo construído em Cedar (Cedro), o que só altera a madeira do tampo e mantém todo o resto igual para ambas as versões. É fabricado na China.

Logo ao pegar no violão é possível perceber o excelente nível de seu acabamento em verniz brilhante. Quando tocado, apresentou uma grande sonoridade e se mostrou bastante afinado e confortável. O violão já estava perfeitamente regulado, sem necessitar de regulagem posterior. As cordas estavam com ação(1) e tensão(2) suficientes para fazer o violão soar com boa projeção e sem qualquer trastejamento(3). Seus trastes são finos e precisamente bem colocados sobre uma escura escala em jacarandá com bolinhas brancas na parte superior servindo como marcação. Ainda sobre a sonoridade, vale falar que o violão apresenta boas possibilidades de timbres e tem um bom equilíbrio entre as notas graves e as agudas, soando realmente muito bem, de modo uniforme e homogêneo, ou seja, um instrumento bastante equilibrado em termos de som.

A afinação se manteve muito firme enquanto o teste era feito. As suas belas tarraxas cromadas com bonitos ornamentos chamaram minha atenção, bem como os pinos robustos e os pegadores em madrepérola que funcionam de modo bastante macio e confortável na hora de afinar.

Em resumo, é possível dizer que o Yamaha CG 142S é uma ótima opção de compra. É um violão de excelente nível para quem está disposto a investir em um instrumento muito melhor sem chegar ao ponto de comprar um instrumento de luthier. Um violão com boa tocabilidade, macio e confortável para a mão esquerda; boa projeção e boa afinação, sustentada por um belo e confortável par de tarraxas. Enfim, um violão que vale muito a pena.

Legenda:

(1) - Ação é o nome dado para a distância entre as cordas e o braço do violão. Quanto maior a distancia entre as cordas e o braço, maior a ação, e maior a dificuldade para tocar.

(2) - Tensão é a força que estica as cordas. Quanto maior a tensão, maior a força que estica a corda e maior a firmeza. Um tensão muito alta deixa o violão mais "duro", porém dá mais precisão para o instrumentista.

(3) - Dizemos que uma corda está trastejando quando ela encosta no traste e faz um barulho metálico e tremido, prejudicando a sonoridade. Violões com ação muito baixa são mais fáceis de tocar mas tem maior possibilidade de trastejamento.

SA
SA

michel

GOSTARIA DE SABER SE POSSO COLOCAR CORDAS DE TENSÃO ALTA NO VIOLAÕ YAMAHA CG142S ?

06/08/2016 às 10:22:31
SA

Allan Sales

Olá Michel. Pode sim. Mas sempre cordas de náilon, não utilize cordas de aço. Abraço Allan Sales

06/08/2016 às 15:49:30
SA

Erico

Estou em dúvida entre o Yamaha CG 142 e o Giannini gnc-10. Qual você me recomenda?

12/06/2015 às 12:28:50
SA

Allan Sales

Olá Erico, Obrigado por escrever. São instrumentos com o mesmo objetivo. Não possuem captação, ambos com tampo maciço. Se eu fosse comprar escolheria o Yamaha CG 142. A sonoridade dos instrumentos Yamaha é realmente diferenciada. Abraço Allan Sales

13/06/2015 às 14:00:41
SA

Marcos Vinicius

Olá mestre, boa tarde ! Comprei um violão que ainda estou pra ir busca-lo, olhando pra ver o modelo vi que era um Yamaha CG 111 C , fui pesquisar sobre ele mais não achei muita coisa, ai perguntei pra um rapaz que entende um pouco de violões ele me disse que este modelo parece que não foi vendido aqui no brasil, que ele veio pra cá renomeado para CG 142 C , sera que é verdade ? você já viu esse modelo cg 111 c ? ... perguntei para o rapaz que me vendeu ele me disse que comprou de um senhor mexicano o violão.

29/10/2015 às 13:57:19
SA

Allan Sales

Olá Marcos, No site da Yamaha o violão CG 111 C consta como "descontinuado". Mas a especificação dele é excelente. Com o tampo de Cedro maciço e corpo em Nato. Abraço Allan Sales

29/10/2015 às 18:54:05
SA

Wellington

Bom dia professor, oque acha do Takamine GC1, estou muito em dúvida entre este Yamaha CG 142M e o Takamine CG1 Ce, mesmo o Taka sendo elétrico, mais o tampo parece não ser maciço, em relação a qualidade de som qual me aconselharia comprar, tendo os dois preços parecidos.

18/05/2015 às 14:04:02
SA

Allan Sales

Olá Wellington, Obrigado por escrever. Em seu comentário você escreveu Yamaha CG 142M, mas esse modelo não existe, seria o Yamaha 142S? Se for, esse violão tem uma qualidade sonora superior ao TAKAMINA GC1 CE, pois tem o tampo maciço. O preço é parecido, algo em torno de R$1.300,00, com a diferença que o TAKAMINE vem com captação e afinador. Agora a decisão é sua. Se a captação for muito importante pra você, o Yamaha não iria atender às suas necessidades, pois é apenas acústico. Se a proposta é ter um excelente som acústico, o Yamaha CG 142S é a melhor escolha entre esses dois. Abraço Allan Sales

19/05/2015 às 09:32:43
SA

Dourival

BOA NOITE MESTRE,não estou encontrando o Violão Yamaha CG 142S,o que fazer

02/02/2015 às 23:30:28
SA

Allan Sales

Olá, Obrigado por escrever. Nesse ponto não tenho como ajudar muito. Se esse for o violão que você queira comprar procure mais um pouco. Pesquise na internet, nas grandes lojas de instrumentos musicais. Se realmente não encontrar a única solução será optar por outro. Abraço Allan Sales

03/02/2015 às 09:00:17
SA

Roberto

A diferença entre os modelos CG-122 e CG-142 está somente no verniz, ou existe outras diferenças? Qual vc melhor indicaria? Obrigado

13/11/2014 às 08:16:55
SA

Allan Sales

Olá Roberto, Obrigado por escrever. Eu optaria pelo CG-142, pelo maior cuidado no acabamento e regulagem final, de acordo com as análises feitas para nosso site. O CG-122 é um grande violão, mas a análise do CG-142 não encontrou pontos negativos. Abraço Allan Sales

13/11/2014 às 12:18:43
SA

Mateus

Olá, Allan. Esse violão é muito superior ao C-80? Comecei a aprender violão há 3 meses. Por enquanto, uso um violão emprestado de uma pessoa que mora comigo (atualmente, ela não está tocando), o violão é o Vogga VCA 203, você conhece esse modelo? No entanto, penso em comprar um violão para que seja realmente meu. Pensei em comprar um dentre os três seguintes da Yamaha: C-80, CG-122, ou o CG-142. A qualidade deles é crescente nesta ordem? A série CG seria um "exagero" para iniciante? A qualidade do tampo maciço é muito superior? Gostaria que me desse algum conselho. Desde já, agradeço.

12/11/2014 às 00:37:35
SA

Allan Sales

Olá Mateus, Os violões CG estão um nível acima na qualidade e no preço. Acredito que um Yamaha C-80 já seja excelente para seus estudos, e é um violão que pode te acompanhar por muitos anos. Abraço Allan Sales

12/11/2014 às 09:07:59
Ir para a próxima aula

Acordes

Conteúdos relacionados

Ver mais