Via Musical Via Musical

Como tirar músicas de ouvido?

        
    

Muitos alunos iniciantes me perguntam como tirar músicas de ouvido.

Esse interesse é ótimo, o problema é quando me pedem uma "dica" ou um "truque rápido" para conseguir isso.

Muitos tem algum parente ou amigo que toca sem ler cifras, e basta saber o tom (ou nem isso) para já tocar a música inteira. Parece mágica, mas é experiência e musicalidade.

Quando perguntamos a essas pessoas como elas fazem isso elas não sabem muito bem a resposta e o aspirante a violonista fica com a sensação de que é um dom, e que ele nunca chegará nesse nível, isso é um erro.

É preciso educar a percepção musical e ganhar experiência para conseguir tirar as músicas de ouvido, e isso pode ser treinado sim!

Não existe uma dica básica e rápida para isso, é preciso se familiarizar com a linguagem musical. Eu escrevi alguns tópicos que podem ajudar:

1 - Aprender diversas músicas e diversos ritmos diferentes. Quando quiser tocar alguma música nova experimente cada um dos ritmos que você conhece até encontrar um que se encaixe bem. Com o tempo você conseguirá identificar o ritmo mesmo sem ter o violão nas mãos.

2 - Aprenda músicas novas, que sejam desconhecidas pra você. Conseguir ouvir uma melodia nova e cantá-la em seguida é um excelente exercício auditivo.

3 - Tente memorizar suas músicas favoritas e tocar sem ler a cifra. Quando esquecer algum acorde experimente as possibilidades e tente identificar qual é o correto.

4 - Estude harmonia. Muitas soluções que nos parecem "de ouvido" são encontradas porque os músicos já sabem as possibilidades limitadas daquela tonalidade, e isso diminui consideravelmente as possibilidades de erro. No site temos o nosso curso de harmonia, veja a primeira aula aqui:
https://www.viamusical.com.br/cursos/harmonia/a-diferenca-entre-notas-e-acordes

5 - Toque tudo que aparecer pela frente. Muitas músicas que nos parecem ser tocadas "de ouvido" já foram tocadas diversas vezes pelo músico. Ele apenas tem dúvidas em um acorde ou outro, mas a base já foi bem gravada.

6 - Estude percepção musical. No site também criamos um curso de percepção musical, é importante que você faça todos os exercícios.

Chegar ao ponto de tocar de primeira qualquer música que surgir não é fácil. Não se frustrem com as dificuldades do caminho, apenas caminhem.

Postaremos sempre materiais que possam te ajudar. Clique aqui e vá para a nossa primeira aula do curso de percepção musical.
https://www.viamusical.com.br/cursos/violao-popular/chalana

Abraço a todos,
Allan Sales

SA
SA

Marli de Paula Rosa

Boa noite, Allan As dicas técnicas foi excelente para o meu aprendizado.

26/08/2021 às 23:23:51
SA

Allan Sales

Que bom, Marli!
Fico muito feliz com isso!
Abraço

27/08/2021 às 12:57:04
SA

Marli de Paula Rosa

Allan não consegui entrar em nenhuma das primeiras aulas indicadas acima.

26/08/2021 às 23:21:36
SA

Allan Sales

Olá, Marli.
Muito obrigado por avisar.
Já corrigi os links.
Abraço

27/08/2021 às 13:03:57
SA

Carlos Roberto de jesus

Boa tarde eu já estou num nível bom no violão ainda tenho dificuldade pra fazer solos o curso vai ensinar isto

29/04/2018 às 03:29:06
SA

Allan Sales

Olá Carlos. Obrigado por escrever. O trabalho com solos é feito em nosso curso de Violão Clássico. Ao fazer a assinatura você terá acesso a todos os cursos do site. Abraço. Allan Sales - Via Musical

30/04/2018 às 14:42:08
SA

lucas santos

Oi meu nome e lucas eu sou tecladistas eu queria sabe uma coisa. Eu ja estou tomado aula com um professo de teclados eu estou no assunto (campo harmonico) como fasso para gravar um som de cada acorde ou tira musica de ouvido valeu espero por sua resposta

28/08/2017 às 09:16:37
SA

Allan Sales

Olá Lucas. Obrigado por escrever. O ideal é ir treinando as progressões e se acostumando com elas. A percepção auditiva vai sendo desenvolvida dessa forma. Abraço. Allan Sales - Via Musical

29/08/2017 às 08:33:56
SA

lucas santos

Oi boa tarde meu nome e lucas eu sou evagelico eu toco teclado mais ainda eu nao consigo tira musica de ouvido como eu posso força o meu ouvido? Quais são os primeiro passo para tira a musica de ouvido? E o que estuda no meu di dia para consiguir tira musica de ouvido valeu espero por sua responta

15/08/2017 às 12:33:24
SA

Allan Sales

Olá Lucas. Obrigado por escrever. Aconselho que faça nosso curso de Harmonia. Abraço. Allan Sales - Via Musical

15/08/2017 às 15:35:34
SA

Allan Tudo Bem ? Acho que posso lhe Ajudar. Pra Você chegar nesse Nível aconselho você prestar atenção nas músicas que você está tocando ou seja que você já Aprendeu. Vai chegar uma hora que Vc vai entender que a Hamonia se Repete . Aí vai ficando cada vez mais fácil seu ouvido vai perceber logo a harmonia que está sendo tocada. Espero te ajudado mais informações no meu email. Te ensino tudo gratuitamente o que eu aprendir Abraços

15/03/2019 às 09:10:49
SA

Cleunice

Professor Allan, espetacular o curso motivacional!!!!! Agora me sinto, realmente, motivada para aprender as músicas difíceis. Com "disciplina, planejamento e respeitando as dificuldades, celebrarei as conquistas" Muito obrigada!!!!!

07/06/2017 às 01:09:31
SA

Allan Sales

Olá Cleunice. Que bom que você está gostando do nosso curso Motivacional! A nossa intenção é justamente essa, fazer com que os alunos se sintam motivados à aprender. Grande abraço Allan Sales - Via Musical

07/06/2017 às 15:08:59
SA

Marcio Lisboa

Ola, Acho muito legal o violão, porém, só tive aula durante 2 meses e aprendi o basicão. Então, fui a procura de informações através da internet e muita coisa aprendi. Já toco algumas musicas (de preferencia musica de igreja, banda dom, rosa de saron e etcc..). Infelizmente, me acostumei a tocar olhado as benditas cifras e hoje não quero mais tocar olhando. Tenho muitos questionamentos e até agora não me disseram os porquês de algumas coisas. Ex: quando toco uma musica na tonalidade C (Dó Maior), porque geralmente depois do Dó vem G? existem regras para uma sequencia de acordes?, algumas músicas as vezes utilizam, os graus I, IV e V e retorna para I. Gostaria que me explicasse de uma forma simples, esses porquês.. Muito obrigado..

31/03/2015 às 08:36:09
SA

Allan Sales

Olá Marcio, Obrigado por escrever. Essas são regras de HARMONIA. Seria necessário aprender alguns conceitos básicos para poder entender porque o G (Sol Maior) cria uma sonoridade que "prepara" ou "atrai" o C (Dó Maior) quando estamos na tonalidade de Dó Maior. Em nosso site temos o curso de HARMONIA, que fica na aba ESTUDOS MUSICAIS. Você pode ter acesso gratuito aos textos, a primeira aula é essa: http://www.allansales.com.br/a-diferenca-entre-notas-e-acordes/ Abraço Allan Sales

31/03/2015 às 09:15:42
SA

Anderson

Olá Allam! Eu acabei de conhecer o seu site, nesta procura de tirar músicas de ouvido, pois toco violão a um tempão e nem mesmo afina-lo eu sei, quanto mais tirar música de ouvido. Sendo que já toco algumas músicas partindo pro intermediários, mesmo com alguma dificuldade. A minha dúvida é a seguinte: O seu curso possibilita a pessoa a ser um profundo conhecedor de música e habilidoso violonista? Pois é isso que quero ser. Eu esperarei a resposta, um abraço!

11/05/2013 às 08:46:35
SA

Allan Sales

Oi Anderson, Obrigado por escrever. Você tem que dar um passo de cada vez. Pelo que me falou meu curso tem muito a acrescentar em seus conhecimentos. Para ser um "profundo conhecedor de música e habilidoso violonista" você precisa dedicar boa parte de sua vida ao violão e à música. O meu curso pode ser uma parte importante desse seu caminho, que não tem fim. Abraço

11/05/2013 às 12:04:11
SA

erica de souza coelho

eu gosto muito de violao as suas video aulas estao me ajuntando beijo

22/12/2012 às 21:10:12
SA

Allan Sales

Oi Erica, Muito obrigado! Se precisar de minha ajuda é só escrever novamente. Abraço Allan Sales

26/12/2012 às 09:51:52
SA

Jefferson

Cara eu tenho uma guitarra Estrato Vogga eu queria saber pq ela trela em algumas ksa vc tem alguma dica pra mim resolver esse problema?

27/10/2012 às 11:44:38
SA

Allan Sales

Oi Jefferson, Obrigado por escrever. Você precisa levar sua guitarra em um luthier para que ela seja regulada. Abraço Allan Sales

28/10/2012 às 07:01:14
Ir para a próxima aula

Acordes

Conteúdos relacionados

Ver mais