Dicas gerais
Matricule-se e veja os vídeos!
Nosso curso de Qual violão comprar? tem 20 aulas e 1 alunos matriculados.

Novidades do curso

Quando pensamos em começar o curso de violão a primeira dificuldade é conseguir um instrumento.

Mesmo tendo o dinheiro para a compra não sabemos qual modelo escolher. Escrevi, então, algumas dicas para esse momento tão importante, a compra do seu primeiro violão.

1 - Vá com calma.

Quando vamos comprar um violão na loja temos muitas opções. Violões elétricos (com captador), que podem ser ligados em caixas de som, violões com afinadores embutidos e muitas outras possibilidades.

Tudo isso encarece muito o preço do instrumento. Se você é um iniciante e está fazendo suas primeiras notas compre um violão básico, sem captadores ou afinadores embutidos.

É muito mais vantajoso comprar um afinador separadamente, o custo é mais baixo e você pode utilizá-lo em outros violões.

Quanto a captação, tenha calma. Aprenda primeiro a tocar para depois pensar em grandes apresentações. Quando estiver nesse nível você vai querer outro violão.

2 - Falsas oportunidades

Nunca compre instrumento de mostruário (aqueles que ficam expostos na loja). Exija sempre levar um novo, do estoque. Apesar dos descontos para esse tipo de compra, não costuma valer a pena.

Os instrumentos para iniciantes não tem uma madeira muito resistente, e a exposição constante em uma loja pode realmente danificá-lo. São dezenas ou centenas de pessoas que já tocaram, afinaram, bateram, testaram... realmente não é legal.

3 - Leve alguém que toque

É importante ter alguém que saiba tocar para testar o instrumento, verificando se ele afina bem ou se está empenado.

4 - Toque você

Por mais que você só saiba fazer poucos acordes, toque no violão e veja se acha confortável. Se não souber fazer nada ainda tudo bem, nesse caso vai ter que confiar na opinião de seu colega ou do vendedor.

Um dado técnico que pode ajudar a determinar se o violão é confortável ou não é a distância entre a 6ª corda (na 12ª casa) e o braço do violão, que deve ser entre 4mm e 6mm (quando afinado). Se a distância for maior que 6mm o violão pode estar empenado, ou então ele é muito pesado e terá que ser ajustado posteriormente.

5 - Cordas

Eu prefiro violões com cordas de náilon, tenho um artigo completo sobre assunto, vejam o link a seguir:
http://www.allansales.com.br/cordas-de-aco-x-cordas-de-nailon/

6 - Marcas e modelos

Cada fabricante tem seus detalhes. Uns tem o braço arredondado, outros tem o braço mas achatado e largo e etc. Tudo isso vai do gosto do comprador. Como um iniciante ainda não tem uma opinião formada sobre o que prefere, verifique principalmente o tamanho de sua mão:

a - Mãos muito grandes e dedos grossos podem ter dificuldade com violões de braço muito pequeno e de cordas muito próximas.
b - Para mãos pequenas o ideal é um violão com braço mais estreito, pois o estudante pode ter dificuldade em executar alguns acordes em braços muito largos.
c - Crianças até 6 ou 7 anos devem tocar em violões infantis, depois disso já podem partir para violões normais.

7 - Tamanho da caixa acústica

Recomendo aos iniciantes que comprem violões normais, com a caixa grande.

8 - Corte no corpo na 12ª casa

Geralmente os violões com cordas de aço vem com o corte no corpo na altura da 12ª casa, eu particularmente prefiro violões com o corpo sem o corte.

9 - Acessórios

Compre também:
a - um afinador eletrônico avulso
b - um jogo de cordas tensão média
c - um suporte de chão para seu violão
d - um suporte para partituras
e - uma capa para seu violão