Cordas de aço x Cordas de nailon
Matricule-se e veja os vídeos!
Nosso curso de Qual violão comprar? tem 20 aulas e 1 alunos matriculados.

Novidades do curso

Essa pergunta também é muito frequente nas mensagens que recebo, então vamos tentar esclarecer melhor.

Se perguntarem pra mim, Allan Sales, o que eu prefiro, eu digo rapidamente: Nailon.

Isso é uma questão pessoal e de estilo, as músicas que toco e a forma que toco me levarama a optar pelo violão com cordas de nailon.

Vamos descrever detalhadamente cada uma das opções:

Cordas de aço:
A sonoridade das cordas de aço é mais "aspera", ou "espetada" (é dificil descrever timbres), sendo mais utilizada para tocar rock e para substituir a guitarra eletrica em versões acusticas. Geralmente utiliza-se palheta para tocar o violão com cordas de aço, o que representa um mudança completa na técnica do instrumento.
Na contramão de todas essas premissas tivemos o grande violonista Dilermando Reis, que tocava choros e clássicos com violão de cordas de aço, sem palheta (não conhece Dilermando Reis? Clique aqui.).

Cordas de nailon:
As cordas de nailon tem um som mais "macio" ou "arredondado", utilizadas para tocar erudito, samba, bossa, choro, MPB e etc.
Toca-se sem palheta e isso acarreta em um outra técnica de mão direita, onde precisamos utilizar os dedos individualmente.

Você decide o que prefere, mas uma coisa eu aconselho: Nunca compre um violão feito para nailon e coloque cordas de aço nele, pois isso pode danificá-lo de forma irreversível.
As cordas de aço tem uma tensão muito maior, e os violões preparados para cordas de nailon podem não suportar e empenar.

Para aqueles que querem seguir o nosso curso de violão online o ideal é um violão com cordas de nailon.

Grande abraço a todos
Allan Sales