Matricule-se e veja os vídeos!
Nosso curso de Qual violão comprar? tem 20 aulas e 1 alunos matriculados.

Novidades do curso

Ação



Chamamos de ação a distância entre as cordas e a escala. É comum também chamarmos de “altura das cordas”.

Violões com cordas muito altas são mais “duros”, pois é preciso imprimir uma pressão muito grande nas cordas para que se possa conseguir um bom som. Em contrapartida, violões com cordas muito baixas tem maior possibilidade de trastejamento (quando as cordas encostam nos trastes e emitem um som metálico tremido), além disso, violões com cordas muito baixas oferecem menos firmeza para o violonista e produzem menos som.

É preciso encontrar um equilíbrio entre sonoridade e conforto, para que o violonista possa tocar confortavelmente sem abrir mão de uma sonoridade de qualidade.

A ação geralmente é medida na 12ª casa, do topo do traste até a parte inferior da corda. As medidas variam de 1mm até 6mm (considerando que o instrumento esteja em perfeitas condições).

Atualmente meu violão Takamine G116 está com uma ação de 4mm da 12ª casa (medindo à partir da 6ª corda). Mas já foi mais alto do que isso. Geralmente os violões vem de fábrica com ações mais altas, para evitar o trastejamento. É importante fazer uma boa regulagem logo após a compra para que o instrumento fique confortável.

Quando um violão entorta (empena), a ação costuma ser muito alta no 12º traste, mesmo que a ação nos primeiros trastes seja normal, isso acontece porque o braço forma uma espécie de arco, se curvando , deixando o instrumento em péssimas condições de afinação e de conforto.

Existem muitas formas de alterar a ação de um violão. Elas são:

Tensor



Muitos violões trazem um tensor embutido no braço, para que a ação possa ser regulada de forma mais fácil. Existe uma pequena diminuição da sonoridade, devido à diminuição da vibração do violão, mas pode ser uma ferramenta muito útil para aumentar o conforto do instrumento.

Com um pequeno ajuste no tensor o ângulo do braço do violão em relação ao corpo é alterado, e isso pode diminuir ou aumentar a ação do instrumento. Trazendo alterações significativas na sonoridade e no conforto.

Rastilho



O rastilho é uma peça de osso ou de plástico que fica encaixada no cavalete. As cordas são presas na extremidade do cavalete e passam por cima do rastilho.

É a vibração do rastilho que passa para o cavalete que, por sua vez, passa para o tampo do violão e gera o som do instrumento. Por isso essa pequena peça passa a ser de extrema importância para a sonoridade.

Um rastilho muito alto deixará as cordas distantes do braço, dificultando a execução. Haverá também uma pequena melhora na sonoridade do violão, pois teremos mais extensão da corda vibrando. O desafio aqui é chegar em uma altura ideal do rastilho para que o violão não fique desconfortável e, ao mesmo tempo, não perca muito em sonoridade.

Não é interessante lixar o rastilho por conta própria sem ter os conhecimentos específicos para isso. O ideal é procurar um profissional especializado em construção e manutenção de instrumentos, o luthier.

O rastilho tem algumas peculiaridades quanto ao ângulo da superfície onde as cordas se apoiam, além de diferenças de altura dependendo da corda do violão. Pode parecer caro pagar para alguém apenas lixar um pouco um pequeno pedaço de osso, mas se esse trabalho não for preciso os prejuízos podem ser maiores.

Capotraste



Também podemos alterar a ação de um violão mexendo na altura do capotraste, ou traste zero. Esse tipo de regulagem é mais raro, mas também pode influenciar no conforto de um violão.

Antes de chegarem às tarraxas as cordas passam pelos orifícios do capotraste. Em situações de emergência, como em casos de trastejamento intenso, podemos colocar algum apoio por baixo da corda na altura do capotraste para que ela fique um pouco mais alta nas primeiras casas e não encoste nos trastes. Esse é apenas um pequeno exemplo, mas vale lembrar que não é uma solução definitiva. Sempre é interessante procurar um luthier para fazer uma regulagem profissional.

[propaganda titulo="Como comprar o violão ideal" imagem="http://www.allansales.com.br/wp-content/uploads/2011/03/como-comprar-o-violao-ideal-capa-pequena.jpg" preco="9,90" link="http://loja.allansales.com.br/produto/25"]