Como tirar músicas de ouvido?
Matricule-se e veja os vídeos!
Nosso curso de Motivacional tem 19 aulas e 309 alunos matriculados.

Novidades do curso

Muitos alunos iniciantes me perguntam como tirar músicas de ouvido.

Esse interesse é ótimo, o problema é quando me pedem uma "dica" ou um "truque rápido" para conseguir isso.

Muitos tem algum parente ou amigo que toca sem ler cifras, e basta saber o tom (ou nem isso) para já tocar a música inteira. Parece mágica, mas é experiência e musicalidade.

Quando perguntamos a essas pessoas como elas fazem isso elas não sabem muito bem a resposta e o aspirante a violonista fica com a sensação de que é um dom, e que ele nunca chegará nesse nível, isso é um erro.

É preciso educar a percepção musical e ganhar experiência para conseguir tirar as músicas de ouvido, e isso pode ser treinado sim!

Não existe uma dica básica e rápida para isso, é preciso se familiarizar com a linguagem musical. Eu escrevi alguns tópicos que podem ajudar:

1 - Aprender diversas músicas e diversos ritmos diferentes. Quando quiser tocar alguma música nova experimente cada um dos ritmos que você conhece até encontrar um que se encaixe bem. Com o tempo você conseguirá identificar o ritmo mesmo sem ter o violão nas mãos.

2 - Aprenda músicas novas, que sejam desconhecidas pra você. Conseguir ouvir uma melodia nova e cantá-la em seguida é um excelente exercício auditivo.

3 - Tente memorizar suas músicas favoritas e tocar sem ler a cifra. Quando esquecer algum acorde experimente as possibilidades e tente identificar qual é o correto.

4 - Estude harmonia. Muitas soluções que nos parecem "de ouvido" são encontradas porque os músicos já sabem as possibilidades limitadas daquela tonalidade, e isso diminui consideravelmente as possibilidades de erro. No site temos o nosso curso de harmonia, veja a primeira aula aqui:
http://www.allansales.com.br/a-diferenca-entre-notas-e-acordes

5 - Toque tudo que aparecer pela frente. Muitas músicas que nos parecem ser tocadas "de ouvido" já foram tocadas diversas vezes pelo músico. Ele apenas tem dúvidas em um acorde ou outro, mas a base já foi bem gravada.

6 - Estude percepção musical. No site também criamos um curso de percepção musical, é importante que você faça todos os exercícios.

Chegar ao ponto de tocar de primeira qualquer música que surgir não é fácil. Não se frustrem com as dificuldades do caminho, apenas caminhem.

Postaremos sempre materiais que possam te ajudar. Clique aqui e vá para a nossa primeira aula do curso de percepção musical.
http://www.allansales.com.br/chalana

Abraço a todos,
Allan Sales